SEEB-MA é contra imposição de aposentadoria a bancários com 70 anos no Banco da Amazônia.
Clique na foto para ampliá-la
Nessa terça-feira (28/09), o SEEB-MA ajuizou uma ação contra o Banco da Amazônia, a fim de impedir a demissão compulsória dos bancários que completaram ou estão prestes a completar 70 anos de idade, no Maranhão e no restante do país (processo nº 0017092-75.2021.5.16.0004 – 4ª Vara do Trabalho de São Luís).
Em Assembleia Geral realizada em julho, o funcionalismo maranhense já havia rejeitado uma proposta de indenização feita pelo BASA, pois não contemplava as suas necessidades, já garantidas pelas regras atuais dos seus contratos de trabalho. Vale ressaltar que essa medida, imposta pela Emenda Constitucional nº 103/2019, é mais um ataque do Governo Bolsonaro aos bancários dos bancos públicos.
“Sem dúvida, essa imposição não agradou aos bancários do BASA, que não querem ter sua carreira abreviada contra a sua vontade. Uma vez que a lei obriga a aposentadoria desses trabalhadores e o banco não apresentou uma proposta decente aos trabalhadores, que dedicaram anos de trabalho à instituição, não restou alternativa ao SEEB-MA, que não o ajuizamento da ação para resguardar os direitos dos bancários do BASA. Vamos à luta” – afirmou a diretora do Sindicato, Marla Brito.
SEEB-MA lamenta a morte de Arlete Vieira, mãe dos bancários Carlos e Felipe do BB em Imperatriz
SEEB-MA intensifica mobilizações contra fechamento de agências
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!