Sindicato se reuniu com a Superintendência do BB nesta quarta-feira (26/01). Confira os detalhes.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA se reuniu com a Superintendência e com a Gepes do BB nesta quarta-feira (26/01) para discutir as condições de trabalho e de atendimento ao público nas agências do banco, no Maranhão, durante a pandemia.
Na oportunidade, o Sindicato criticou a mudança e o afrouxamento dos protocolos sanitários nos locais de trabalho, o que tem gerado um ambiente perigoso para funcionários, clientes e usuários.
Para o SEEB-MA, o distanciamento entre os bancários precisa ser respeitado e a limpeza das agências deve ser reforçada fora do horário de expediente, em respeito aos bancários e à população e para que o serviço de desinfecção seja mais eficiente. Em resposta, a Superintendência ficou de averiguar a situação.
Durante a reunião, o Sindicato cobrou, ainda, que haja a interrupção do atendimento ao público nas hipóteses de redução do quadro de funcionários por afastamentos causados pela Covid-19.
O objetivo, segundo o presidente do SEEB-MA, Dielson Rodrigues, é preservar os demais colegas que ficam na linha de frente das agências, evitando a sobrecarga de trabalho e o adoecimento da categoria.
De acordo com a Super/BB, cada caso está sendo analisado isoladamente e que, em algumas unidades, já houve a paralisação do atendimento para resguardar o corpo funcional.
“O Sindicato continuará fiscalizando a situação das agências do Banco do Brasil, no Maranhão, e espera que a Super resguarde a saúde dos funcionários. Vale ressaltar que denunciamos ao MPT essa mudança dos protocolos sanitários feitas pelo BB, com o intuito de garantir um ambiente seguro para os bancários e para a população. Vamos à luta” – finalizou o diretor do SEEB-MA, Rodolfo Cutrim.
Convocação de aprovados no concurso
Na mesma reunião, o SEEB-MA solicitou informações sobre a convocação dos aprovados no concurso do BB de 2021. Na ocasião, o Sindicato informou que o Maranhão possui um dos maiores déficits de funcionários do país, o que tem gerado sobrecarga de trabalho e o adoecimento dos bancários do BB no Estado.
Em resposta, a Super e a Gepes informaram que os primeiros aprovados no concurso começarão a ser empossados a partir do dia 31 de janeiro. Os representantes do Banco do Brasil afirmaram, ainda, que o Maranhão será um dos Estados com maior número de convocados proporcionalmente, no país, justamente em razão do déficit de funcionários na região.
Segundo o BB, a previsão é de que, pelo menos, 141 aprovados sejam chamados nos próximos meses.
“O SEEB-MA continuará atento à situação do concurso, lutando pela convocação, também, dos excedentes, a fim de garantir condições dignas de trabalho para os bancários e de atendimento ao público” – afirmou o diretor do SEEB-MA, Rodolfo Cutrim. A nossa luta continua!
Domingo de Chorinho na Sede Recreativa no dia 20/04; participe
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!