Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / BANCO DO BRASIL

Imprimir Notícia

SEEB orienta voto crítico na Chapa 3 da Previ; último dia

Beneficiários da Previ têm até esta sexta (29/04) para votar nas Eleições da entidade. Vote na Chapa 3!

29/04/2022 às 10:09
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Atenção, bancário(a) do BB: definir uma estratégia de apoio requer a análise de cenários diferentes com o objetivo de conquistar avanços positivos para a classe trabalhadora e, sobretudo, para o funcionalismo do Banco do Brasil. Nesse sentido, a percepção atual do SEEB-MA, no que diz respeito às eleições da PREVI, diferencia-se do entendimento do Sindicato adotado nas últimas eleições da Cassi.

No pleito da Cassi, o SEEB-MA não se sentiu mobilizado para apoiar a Chapa eleita. Embora composta por nomes que o Sindicato nutre boa estima, um setor dessa Chapa era a favor da quebra do princípio da solidariedade, uma das principais bandeiras defendidas pelo SEEB-MA para a Cassi, ajudando a consolidar o desconto por dependentes, o aumento das contribuições dos associados e a quase paridade funcionário/banco para o custeio da Caixa de Assistência.

Por isso, o Sindicato entendeu ser melhor orientar o voto nulo nas eleições da Cassi, a fim de não compactuar com esse retrocesso contra os participantes. Agora, na eleição da Previ, temos 4 chapas inscritas e é necessário avaliar, novamente, a posição do SEEB-MA quanto à chapa que representa o menor risco aos associados.

De início, cumpre ressaltar que há setores da Oposição Bancária Nacional que estão chamando o voto na Chapa 3, por considerá-la, no quadro geral, a que representa a menor possibilidade de perdas para os funcionários do BB, embora ela seja majoritariamente composta por integrantes da Contraf, que estiveram com o Banco do Brasil para mudar o Estatuto da Cassi, com retrocessos para os participantes.

Apesar do exposto, o SEEB-MA também avalia a Chapa 3 como a mais viável para as eleições da Previ, embora não seja a ideal. Depois de muito diálogo entre a Direção, o Sindicato decidiu apoiar a Chapa 3, sem abrir mão, contudo, da crítica ao “relógio parado da Contraf” por sua atuação controversa, que visa manter uma hegemonia na atividade sindical dos bancários, caracterizada, em regra, pela desmobilização da categoria e por um sindicalismo de menor risco para seus dirigentes (burocracia sindical) e de maiores perdas para os bancários.

Pelo menos, como exceção, no caso específico e isolado da Previ, o “relógio parado” da Contraf parece ter encontrado uma “hora certa”. Apesar do cenário de crise, a Previ tem conseguido entregar minimamente uma gestão que onera menos os contribuintes. A reforma no seu Regulamento, já aprovada pelo BB, mas ainda sob análise da Previc, avança em alguns pontos para o funcionalismo: como a diminuição do tempo mínimo, para conseguir o benefício previdenciário, de 15 para 10 anos; o saque de até 80% da parte patronal, além da reserva individual para desligamentos. São dados objetivos que mostram que a Previ vai bem. Se comparada com outros planos de previdência, há, ainda, certa tranquilidade.

Com base na análise de todos esses aspectos, o SEEB-MA reitera a orientação de indicar o voto crítico na Chapa 3 nas eleições da Previ.

Nesse cenário de ausência de uma Chapa ideal, mas com a presença de uma Chapa aceitável (a Chapa 3), que vise manter, mesmo que minimamente, a Previ solúvel, pagando em dia, sem taxas extras para os associados, com avanços no Regulamento, timidamente voltada para pautas dos associados (pontos que o SEEB-MA julga positivos da atual gestão, tornando a possibilidade do voto nulo menos justificável, mas ainda plausível), e com a esperança de que tenha independência e autonomia, sem ser “uma correia de transmissão de” partido ou uma canalizadora de forças sindicais para projetos de “A” ou “B”, mas sim do funcionalismo do BB, o SEEB-MA chegou a essa conclusão nestas eleições.

Por todas essas críticas políticas, o Sindicato não nutre ilusões, mas orientará o voto crítico na Chapa 3, pois ao menos a Previ, apesar de todo o resto, está num caminho tolerável. Por isso, bancário(a), nas Eleições da Previ, vote Chapa 3! 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!