A Fenaban volta a desrespeitar os bancários com nova proposta rebaixada e silêncio da Contraf.
Clique na foto para ampliá-la
Nessa segunda-feira (29/08), durante a 18ª rodada de “conversas”, a Fenaban voltou a desrespeitar os bancários ao apresentar uma nova proposta rebaixada. Mais uma vez, com o silêncio da Contraf-CUT.
Felizmente, apesar da falta de vontade da Confederação em grevar, as outras bases do país já começam a considerar o posicionamento do SEEB-MA em defesa de uma GREVE GERAL. Até porque, na reunião de ontem (29), os bancos ofereceram míseros 6,69% de reajuste salarial para a categoria, índice apenas 0,04% superior ao da proposta apresentada na sexta-feira (26). Um absurdo!
Vale ressaltar que a “nova” proposta impõe perdas salariais de 3,19% aos bancários, tendo em vista o 1% perdido com a celebração do acordo vigente mais 2,19%, equivalente à diferença entre os 6,69% e a inflação dos últimos 12 meses, que é estimada em 8,88%, segundo o INPC. Quanto aos tíquetes e à PLR, os banqueiros mantiveram a proposta da reposição integral do INPC (8,8%), sem aumento real.
“Até o momento, apesar do lucro de mais de R$ 132 bilhões obtidos pelos bancos em 2021, a Fenaban se recusa a apresentar uma proposta global com reajuste de verdade para os bancários. Com isso, a Federação dos Bancos e o Governo empurram, cada vez mais, a categoria para uma greve geral. Desde o início de agosto, diante da intransigência dos patrões, os bancários do Maranhão defendem a paralisação. Agora, mesmo que tardiamente, com a pressão de outras bases, a Contraf precisará sair da inércia e defender uma proposta digna na mesa de hoje (30) ou uma greve geral, a fim de garantir as reivindicações dos bancários. Vamos à luta” – afirmou o presidente do SEEB-MA, Dielson Rodrigues.
Nesta terça-feira (30/08), uma nova rodada de “negociação” está marcada entre a Fenaban e o Comando Nacional, em São Paulo. Já às 20h, via Zoom (https://us02web.zoom.us/j/81832568750), os bancários do Maranhão participam de uma nova Assembleia de Avaliação da Campanha Salarial. Bancário(a): participe!
01/09/2022 - Lições que devem ser aprendidas com a Campanha 2022
26/08/2022 - SEEB-MA participa de atos em SP por proposta digna!
24/08/2022 - Bancários do MA cobram acordo superior ao do Banpará
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!