A maioria das bases ligadas à CONTRAF-CUT aprovou a proposta rebaixada dos banqueiros.
Clique na foto para ampliá-la
Apesar da luta do SEEB-MA, do SEEB-RN e do SEEB-ES, a Campanha Salarial 2022 teve um sabor de derrota. A maioria das bases ligadas à CONTRAF-CUT aceitou, em (01/09), a vergonhosa proposta de reajuste apresentada pela Fenaban.
O acordo de dois anos que a categoria fechou garantiu para 2022: reajuste de 10% no VA e VR; de 13% na parcela adicional e de 8% na regra básica da PLR; e de 8% nos salários e demais verbas (esses 8% correspondem a 91% da inflação estimada em 8,83% em 1º de setembro, data-base da categoria – a inflação oficial só será divulgada na segunda 5), além do bônus no VA de R$ 1 mil.
Para 2023: reposição da inflação + aumento real de 0.5% nos salários e todas as demais verbas previstas na CCT: PLR, VA/VR, auxílio-creche/babá, gratificação e auxílio-home office (outra conquista deste ano).
TELETRABALHO
Nova cláusula na CCT regulamenta o teletrabalho; ajuda de custo de 100% em home office de R$ 1.036,80 anuais; controle de jornada de trabalho; acesso dos sindicatos aos trabalhadores neste regime e a realização de campanhas sindicais.
ASSÉDIO SEXUAL, SEGURANÇA BANCÁRIA E PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
A cláusula prevê um canal de denúncia específico para vítimas de assédio sexual, medidas de apoio às vítimas, realização de campanhas preventivas; Projeto com duração de um ano com iniciativas de combate à violência contra a mulher; criação do Grupo de Trabalho Bipartite para discussão da segurança bancária.
BANCOS PÚBLICOS
No BB, o ACT (Acordos Coletivos de Trabalho) garantiu a manutenção de direitos, como a revisão da tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), da Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), que resulta em mais recursos à aposentadoria dos trabalhadores do BB.
O novo acordo da Caixa também mantém os direitos dos empregados e traz avanços, como o acordo de teletrabalho e a criação do Grupo de Trabalho de condições de trabalho.
01/09/2022 - Lições que devem ser aprendidas com a Campanha 2022
26/08/2022 - SEEB-MA participa de atos em SP por proposta digna!
24/08/2022 - Bancários do MA cobram acordo superior ao do Banpará
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!