Clique na foto para ampliá-la
1. Há uma contradição fundamental na sociedade: capital × trabalho. O capital é perverso e desumano! A "Campanha Salarial" é quando tentamos arrancar algo do capital.
2. Seis anos sem greve e apostando que essa contradição pode ser resolvida na mesa de negociação! A luta de classe não cabe numa sala com ar-condicionado!
3. O capital tem saído vitorioso ano após ano! Estamos ganhando hoje menos que em 2020 e em 2024 estaremos ganhando menos que em 2022! Vitória do capital, vitória dos bancos!
4. O movimento sindical, em seus tempos de conquistas, foi para as ruas e conseguiu arrancar suas vitórias!
5. Quando os Sindicatos apostam todas as suas fichas na negociação da sala com ar-condicionado, eles estão enganando os trabalhadores, porque nunca conquistamos vitórias dessa tática. Acabamos aceitando derrotas aos poucos, mas certamente podemos perder tudo pouco a pouco!
6. As direções dos Sindicatos devem sempre primar por enfrentar as táticas dos patrões e não se submeter a elas. Em nossa Campanha Salarial, a Fenaban conseguiu empurrar as negociações até o último dia de nossos acordo, o qual foi aceito pelo Comando passivamente. O Maranhão decretou estado de greve, mobilizou a categoria para retardamentos a aberturas de agências, mas o que se viu país afora foi imobilismo e passividade.
7. Quando o movimento sindical se importa mais em garantir "Contribuição Negocial" e liberações, ele certamente está nas mãos patrões!
8. É necessário mudarmos a Direção do Comando Nacional já! Afinal, o pragmatismo sindical empurrará os bancários a se submeterem ao que os banqueiros querem e isso nós não podemos mais admitir!
*** Por Rodolfo Cutrim, bancário do BB e diretor do SEEB-MA.
26/08/2022 - SEEB-MA participa de atos em SP por proposta digna!
24/08/2022 - Bancários do MA cobram acordo superior ao do Banpará
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!