Para prevenir, realize o toque, visite regularmente o médico, faça a mamografia.
Clique na foto para ampliá-la
O “Outubro Rosa” começou em 1990 em Nova Iorque, na Corrida da Cura, onde foram distribuídos laços cor de rosa para os participantes. No Brasil, a campanha teve início em 2 de outubro de 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco de Ibirapuera), em São Paulo, foi iluminado de rosa, uma iniciativa de mulheres que defendiam a luta contra o câncer de mama.
Em nosso país, o CA de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em quase todas as regiões, com exceção da Região Norte. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a taxa de mortalidade por CA de mama foi de 11,84 óbitos a cada 100 mil mulheres em 2020, com mais casos de óbito nas regiões Sudeste e Sul.
Por sua vez, segundo os dados da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão, entre 2020 e 2021, foram registrados cerca de 1.700 casos e 430 mortes por câncer de mama.
Diante desses números assustadores, o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) abraça essa causa e alerta às bancárias para realizarem o autoexame. Afinal, o sintoma mais comum da doença é o nódulo nos seios, geralmente indolor, duro e irregular. Já o tratamento consiste em quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, anticorpos e cirurgias.
Para prevenir, realize o toque, visite regularmente o médico, faça a mamografia. O diagnóstico precoce salva vidas! Além disso, bancária, é importante que independentemente da sua idade, você faça um checkup anual, para prevenção não só do câncer de mama, mas também de outras doenças. Cuide-se” - completou a diretora de saúde do SEEB-MA, Lívia Morais.
Mermã, te toca!
Juntos na luta contra o câncer de mama.
SEEB-MA lamenta a morte de Arlete Vieira, mãe dos bancários Carlos e Felipe do BB em Imperatriz
SEEB-MA intensifica mobilizações contra fechamento de agências
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!