Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / ELEIÇÕES 2022

Imprimir Notícia

Diretoria do SEEB-MA orienta voto Lula no 2º turno

É preciso impedir que o atual governo seja reeleito e fique mais quatro anos à frente do país.

24/10/2022 às 11:23
ASCOM/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

A Diretoria Plena do SEEB-MA posiciona-se contra o candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), neste segundo turno das eleições. Afinal, é preciso impedir que esse governo seja reeleito e fique mais quatro anos à frente do país, repetindo o desastre econômico e social que é a atual gestão, responsável pelo aumento da fome e da pobreza; pela morte de milhares de pessoas durante a pandemia; negacionista; contrário à ciência; propagador de “fake news”; favorável à privatização dos bancos públicos e das estatais; defensor do fim dos sindicatos; contrário à igualdade de gênero; inimigo dos trabalhadores e uma ameaça constante às instituições do Estado e as liberdades democráticas do povo brasileiro.

CONTRA A RETIRADA DE DIREITOS E CONTRA O FIM DOS BANCOS PÚBLICOS
Para a Diretoria do SEEB-MA, defender a reeleição do atual Presidente significa apoiar a chamada “Carteira de Trabalho Verde e Amarela”, proposta do candidato, que visa precarizar e reduzir ainda mais os direitos dos trabalhadores, como: férias, 13º salário, entre outras garantias básicas. Vale lembrar, ainda, que Jair Bolsonaro foi a favor e intensificou a Reforma Trabalhista e a terceirização sem limites. Em seu governo, o Presidente aprovou a nefasta Reforma da Previdência, que acabou com a aposentadoria pública, conforme o plano do Ministro da Economia, Paulo Guedes. Este, inclusive já prometeu - numa eventual nova gestão - dar continuidade à privatização gradual da Caixa, do BB, do BASA e do BNB, o que não podemos permitir!

CONTRA O PRECONCEITO
Além disso, o discurso sempre machista do candidato vai de encontro a toda luta que a Diretoria do SEEB-MA trava em defesa da igualdade entre homens e mulheres. Por isso, não podemos tolerar ainda mais retrocessos nessa importante pauta. Em suas falas, Bolsonaro ataca até a sua própria filha, que afirmou ter sido fruto de uma “fraquejada”, por não ter nascido homem. Em discurso de campanha, aconselhou seus apoiadores a procurarem “princesas” para casar, entre outros absurdos. Essas declarações e suas ofensas constantes contra jornalistas mulheres expressam claramente seus pensamentos sobre o tema. Logo, uma vitória do candidato do PL fortalecerá esse sentimento machista em nossa sociedade.

EM DEFESA DA DEMOCRACIA
Como se não bastasse as reiteradas ameaças de golpe, menções ao AI-5, atos antidemocráticos, insultos às instituições da República, como ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional, responsáveis por frear seus abusos, representam um estado de insegurança constante à democracia brasileira e às liberdades conquistadas às duras penas pelos trabalhadores na luta contra a ditadura militar, período este marcado pela retirada de direitos, assassinatos e torturas.

PELO COMPROMISSO SOCIAL
Por tudo isso, a Diretoria do SEEB-MA orienta o voto no candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, entendendo que o voto nulo, neste momento, beneficiará a vitória do autoritarismo, da intolerância e do ódio. Apesar das críticas e das divergências com o PT, entre os últimos governos, o de Lula foi o que mais deu atenção aos pobres, com a redução da fome, criação de programas sociais: de moradia própria, de acesso ao ensino superior, de financiamento estudantil, entre outros, proporcionando à população carente educação, emprego e comida na mesa.

PELA PAZ E PELA LIBERDADE
Sem esquecer do passado, mas diante de um mal maior, representado pelo atual Presidente, a Diretoria do Sindicato dará um novo voto de confiança ao PT, embora saiba que o Partido está atualmente mais alinhado com a socialdemocracia do que com a esquerda. No entanto, é importante eleger um governo em que os trabalhadores terão, minimamente, seus direitos garantidos, com liberdade de atuação e de reivindicação, sem que as suas vidas e liberdades sejam ameaçadas por um Presidente repressor e amante das armas.

VOTE EM LULA NO 2º TURNO
No mais, orientar o voto no ex-presidente Lula não significa, de modo algum, que a Diretoria do SEEB-MA abrirá mão de sua independência política frente aos governos e aos banqueiros. Pelo contrário, continuará a acreditar que a única saída para derrotar o conservadorismo e o bolsonarismo é por meio da luta e da mobilização da classe trabalhadora. Ante o exposto, na tentativa de desfazer o desastre que foi esse governo; em defesa da democracia; das instituições da República; das liberdades democráticas; para combater o machismo, o racismo e a homofobia; em nome da organização e dos direitos dos trabalhadores; por ditadura nunca mais e pela pacificação do país: FORA BOLSONARO! 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!