Objetivo foi entregar à Direção da CEF reivindicações elaborada no Encontro da FNOB, em São Luís.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA, o SEEB-RN, o SEEB Bauru e representantes da Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) se reuniram nessa terça-feira (04/07) com o vice-presidente de Pessoas da Caixa, Sérgio Mendonça, com o diretor de recursos humanos, Daniel Borges, e com a representante de relações sindicais, Eliane Paulino, em Brasília.
O objetivo foi entregar à nova Direção da CEF uma pauta de reivindicações do funcionalismo elaborada durante o Encontro da FNOB, realizado em fevereiro, em São Luís. Infelizmente, a presidente da Caixa, Rita Serrano, não compareceu à reunião.
Apesar da ausência, os representantes do SEEB-MA reivindicaram a contratação de mais bancários, a realização de um novo concurso de caráter regional, a fim de suprir o déficit de pessoal nas novas agências abertas no Nordeste, em especial no Maranhão.
Os funcionários solicitaram ainda a extinção imediata da GDP, o fim dos caixas e tesoureiros minuto, com a efetivação de todos, a destituição de gerentes nacionais envolvidos com assédio e a reversão da privatização da Caixa Seguridade.
Em relação à Funcef, os trabalhadores solicitaram a revogação do novo estatuto, o fim do voto de minerva e, sobretudo, que a Caixa, como patrocinadora, pague a dívida da Fundação, colocando um fim ao equacionamento que onera os participantes.
Quanto ao Saúde Caixa, os bancários requereram o aporte de mais recursos ao plano, a revogação do teto de 6,5% de contribuição por parte do banco imposto por Bolsonaro, a redução da mensalidade e da coparticipação e o fim da cobrança por dependentes.
Por fim, o funcionalismo reivindicou a retomada da incorporação integral de função após 10 anos de exercício e de 20% de função a cada ano, após 5 anos de exercício, no caso de incorporação parcial, direitos ceifados por governos anteriores.
Em resposta, o vice-presidente de Pessoas da Caixa, Sérgio Mendonça, ficou de avaliar as demandas e discuti-las nas próximas reuniões com os sindicatos e com a FNOB.
“Esperamos a sensibilidade do novo governo para atender aos anseios dos trabalhadores, que foram tão desprezados e atacados pelo governo Bolsonaro. Por nenhum direito a menos, vamos à luta” – afirmou o diretor Enock Bezerra.
Além de Enock, representaram o SEEB-MA na reunião com a Caixa, o presidente Dielson Rodrigues e os(as) dirigentes Miguel Lima, Rodolfo Cutrim, Silvana Galvão, Rosilene Campos e Vanusa Maciel.
Reuniões com a FUNCEF e com o BB
Nesta quarta-feira (05/07), os diretores do Sindicato se reunirão com representantes da Funcef e da Diretoria do Banco do Brasil. Em breve, mais informações.
Participe da 1ª Edição do Clube da Leitura 2025 no dia 18/01
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!