Bancários entregaram uma pauta de reivindicações ao BB, a fim de recuperar e resguardar direitos.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA, o SEEB-RN, o SEEB Bauru, além de outros representantes da Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), se reuniram nessa quarta-feira (05/07) com a Diretoria de Pessoas do Banco do Brasil, em Brasília (DF).
“Durante a reunião, os bancários entregaram uma pauta de reivindicações ao BB, a fim de recuperar e resguardar direitos perdidos no Governo Bolsonaro, fortalecer a Cassi e a Previ, bem como resgatar a função social do Banco do Brasil junto à população” – afirmou o diretor do SEEB-MA, Rodolfo Cutrim.
Na ocasião, os trabalhadores reivindicaram o fim do atual GDP, que leva ao assédio moral e ao adoecimento do funcionalismo. Além disso, requereram a resolução da situação dos caixas executivos, com a manutenção da gratificação e efetivação dos substitutos.
Foi solicitada também a isonomia salarial entre de agências nível F com os gerentes de relacionamento PF/PJ, a regularização das agências sem vistoria do Corpo de Bombeiros, o desbloqueio das vagas e nomeação dos supervisores de atendimento, assim como a reabertura de agências fechadas no país.
O funcionalismo cobrou ainda a retirada das metas de vendas aos CAIEX, a manutenção da segurança armada nas Lojas BB, o fim da Instrução Normativa nº 376, que pune os adoecidos com descomissionamento, e o retorno das GEPES Estaduais.
No âmbito da saúde, os Sindicatos reivindicaram o fim da rejeição de atestados médicos e da limitação de CIDs, o aumento dos repasses do BB para a Cassi, a garantia do plano para incorporados e no pós-laboral de todos os funcionários, entre outras questões.
“Temos a expectativa de que o novo governo desfaça e acabe com os ataques perpetrados pelo Governo Bolsonaro. É preciso valorizar o bancário do Banco do Brasil, restituir direitos ceifados, convocar imediatamente os aprovados no último concurso e reabrir as agências que foram fechadas, para que se fortaleça não só o BB, mas seu funcionalismo e sobretudo a população brasileira” – afirmou o presidente do SEEB-MA, Dielson Rodrigues.
Em resposta, os representantes da Diretoria do Banco, Rodrigo Guerra, Nádia Soares e Anderson Santos, se comprometeram a analisar as demandas e continuar o diálogo com os trabalhadores nas próximas reuniões.
Além de Rodolfo e Dielson, representaram o SEEB-MA na reunião os(as) diretores(as) Enock, Miguel, Vanusa, Rosilene e Silvana.
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!