Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / DIA DOS BANCÁRIOS

Imprimir Notícia

Bancário(a): hoje é dia de comemoração e de luta!

Bancários precisam resgatar o espírito de luta para dar respostas ao Comando Nacional e aos patrões!

28/08/2023 às 07:02
Por Dielson Rodrigues, presidente do SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

No dia 28 de agosto de 1951, nascia uma das maiores mobilizações da categoria bancaria no país. Os bancários brasileiros decidiram não mais aceitar de forma impositiva salários rebaixados e condições de trabalho que não condiziam com sua capacidade de produzir para o sistema financeiro.

Esses trabalhadores mudaram, então, a sua forma de lutar e de reivindicar direitos, propondo uma unificação nacional da categoria. Surgia assim a grande luta dos bancários, que tinha como principais reivindicações: reajuste de 40%, salário mínimo profissional nacional e adicional por tempo de serviço.

Naquele ano, como nos dias de hoje, as tratativas fracassaram na mesa de negociação, mas diferentemente do Comando Nacional atual, o daquela época orientou categoria bancária a se mobilizar e a realizar paralisações entre julho e agosto de 51, em protesto contra a proposta insatisfatória dos banqueiros.

Até que no dia 28 de agosto de 1951, foi realizada uma grande Assembleia para a deflagração de uma greve geral que durou 69 dias. Naquela ocasião, os bancários – mesmo sendo reprimidos e espancados pelo DOPS – resistiram e, ao final de mais de dois meses de paralisação, a categoria conseguiu 31% de reajuste.

Hoje os bancários precisam mais uma vez resgatar esse espírito de luta para dar respostas aos constantes ataques de que somos alvos, a exemplo das perdas históricas acumuladas durante o Plano Real, ignoradas pelo Comando Nacional, que nem ao menos coloca essa importante reivindicação em pauta nas mesas de negociação.

Como se não bastasse a inércia do Comando Nacional, dirigido pela Contraf-CUT, que não mobiliza a categoria e está sempre abraçado com o governo e com os patrões, desde 2016 os bancários não fazem greve e a cada negociação coletiva saem com mais perdas e menos saúde.

Enquanto isso, sem mobilização nacional para resgatar e conquistar direitos, a categoria continua sendo atacada. Agora, não somente com salários rebaixados e trabalho precarizado, mas pelo assédio moral e sexual, doenças ocupacionais, assaltos nas agências e tudo o mais que pode destruir a vida de um trabalhador.

É preciso urgentemente chamar a categoria para uma grande mobilização nacional. Afinal de contas, o que está acontecendo com os bancários, como o adoecimento, a morte e a pressão do dia a dia são culpa do sistema financeiro capitalista e perverso.

Enquanto os banqueiros “nadam” nos bilionários lucros e na política de juros exorbitantes do Governo Federal, os bancários se “afogam” nas pressões por metas inalcançáveis e nas péssimas condições de trabalho que só adoecem e matam.

Neste dia 28 de agosto, Dia dos Bancários e das Bancárias, é preciso refletir e mudar essa triste realidade. Por nenhum direito a menos, por resistência, por um Comando Nacional independente de governos/patrões, mas sobretudo por saúde e novas conquistas: vamos à luta! Parabéns a todos e a todas. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!