Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / SAÚDE BANCÁRIA

Imprimir Notícia

Simpósio: ações para combater o adoecimento bancário

Sindicato buscará poderes constituídos para enfrentar os abusos dos bancos no Maranhão.

05/09/2023 às 11:15
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA promoveu no sábado (02/09) o “I Simpósio sobre Adoecimento Bancário e suas Implicações”, na Sede Administrativa do Sindicato, na Rua do Sol, Centro de São Luís.

Pela manhã, a Doutoranda em Psicologia Social, Solange Silva, apresentou os dados da pesquisa “Escuta Clínica”, um projeto realizado com o SEEB-MA para identificar como anda a saúde dos bancários no Maranhão. Já o professor fluminense Bruno Chapadeiro ratificou as informações por meio de sua experiência como perito do INSS.

Na ocasião, a Dra. Solange expôs dados alarmantes sobre o adoecimento da categoria no Estado, que já se configura como um problema de saúde pública, pois quase 80% dos participantes do estudo estão com risco de esgotamento, em especial, as mulheres, em razão da sobrecarga de trabalho, do assédio moral e sexual.

“A organização e a sobrecarga de trabalho nos bancos são os principais fatores de risco para os trabalhadores. Como o quadro de pessoal é reduzido, o ritmo de serviço é intenso e as metas, inalcançáveis, o bancário se esgota. Para piorar, sente-se envergonhado por isso e, como consequência, adoece” – afirmou a psicóloga.

A pesquisa revelou ainda que a maioria dos bancários toma remédios psicotrópicos e analgésicos para combater os danos físicos (dores no corpo), psicológicos (mau humor, tristeza e perda da autoconfiança) e sociais (vontade de ficar sozinho, impaciência com pessoas em geral e conflitos familiares) decorrentes da exploração dos bancos.

Outra questão que piora o adoecimento bancário é o excesso de normas nessas instituições, que limitam a autonomia dos trabalhadores, o que gera sentimentos de desmotivação, inutilidade e improdutividade. “Muitos bancários alegam cansaço, desgaste e sobrecarga em razão desse alto controle nos bancos” – acrescentou.

Segundo a Dra. Solange, o assédio moral e sexual também é um grave fator de adoecimento. Embora mais de 80% dos entrevistados tenham relatado situações de humilhação e constrangimento, a categoria tem visto esses abusos com naturalidade, visão deturpada que já está sendo combatida pelo programa Escuta Clínica.

Para o diretor do SEEB-MA, Rodolfo Cutrim, a pesquisa evidenciou mais uma vez os malefícios do neoliberalismo. “O adoecimento é resultado também da busca desenfreada dos bancos pelo lucro, que exploram os bancários. Estes, adoecidos, se veem perdidos em sua condição humana. Para recuperar esse sentido existencial e barrar esses ataques, a vivência coletiva e a formação política são essenciais” – avaliou.

No turno da tarde, os palestrantes Dr. Marco Antônio (advogado), Maria Silva (enfermeira), Dr. Cristiano Silva (psiquiatra) ratificaram o posicionamento da Dra. Solange Silva e da Direção do SEEB-MA no sentido de que somente uma mobilização coletiva, social e política será capaz de enfrentar o adoecimento bancário.

“Lançamos hoje o Projeto ENMFRENTE, a fim de combater a violência no trabalho bancário, o que se dará por meio de ações junto à sociedade como um todo, às demais categorias e aos Poderes Constituídos para enfrentar essa gestão adoecedora dos bancos no Maranhão” – afirmou o presidente do SEEB-MA, Dielson Rodrigues.

A diretora de saúde do Sindicato, Lívia Morais, acrescentou que o intuito também é dar continuidade ao Escuta Clínica; responsabilizar as instituições financeiras pelo adoecimento bancário; orientar a categoria sobre as causas e efeitos dos abusos dos bancos e retomar as rodas de conversa sobre saúde em todas as regionais do Estado.

Além disso, o Sindicato capacitará ainda mais os delegados sindicais para receber as denúncias dos bancários vítimas da violência dos bancos, para que seja possível acolher e instruir esses trabalhadores, deixando-os mais seguros e cientes de que o Sindicato tomará as medidas cabíveis resguardando o sigilo de todos e de todas.

"O sentimento é de dever cumprido. A categoria se sentiu prestigiada com um evento de alto nível, com palestrantes altamente capacitados, debatendo um assunto de suma importância que resguardará direitos no futuro próximo. Agora, o SEEB-MA buscará a Assembleia Legislativa, o Ministério Público do Trabalho, a OAB, entre outras associações, visando a realização de audiências públicas para reduzir o adoecimento bancário no Maranhão. A luta continua" – finalizou o diretor Cássio Valdenor. 

CAMPANHA SALARIAL
ELEIÇÕES
SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!