A mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores da Caixa continua firme e forte no MA.
Clique na foto para ampliá-la
Os meses de outubro e de novembro foram marcados por lutas em defesa da saúde e das condições de trabalho dos bancários da Caixa.
SAÚDE CAIXA
Após várias assembleias, encontros, manifestações e paralisações, como a do dia 30/10, o banco sentiu a pressão do funcionalismo e voltou a negociar os termos do novo acordo sobre o Saúde Caixa.
Contudo, durante as negociações, a CEF, com o apoio da Contraf-CUT, insiste em propor acordos rebaixados, que podem inviabilizar o plano de saúde já em 2024, com o aumento das mensalidades, da coparticipação e da contribuição por dependentes.
Enquanto propõe medidas paliativas, a Caixa e a Contraf se omitem em resolver o problema principal do plano, que é o teto de 6,5% imposto pelo banco para custeio do Saúde Caixa. É preciso revogá-lo já!
O SEEB-MA defende que não seja assinado qualquer acordo que mantenha esse limite de contribuição que joga a conta do déficit do plano só para os bancários!
Pela retomada do modelo de custeio 70/30 e pela manutenção dos princípios da mutualidade, da solidariedade e do pacto intergeracional, a mobilização continua, pois com saúde não se brinca!
POR CONCURSO E MAIS BANCÁRIOS
Além da defesa do Saúde Caixa, os bancários do Maranhão também realizaram protestos pela contratação de mais empregados paras as agências da CEF no Estado, a fim de diminuir a sobrecarga de trabalho da categoria e oferecer atendimento digno à população. Como resultado, a SUPER/SLZ se comprometeu a deslocar alguns bancários para a agência Chapadinha enquanto a Caixa não realiza novo concurso público.
POR CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO
Já em Rosário e no Cohatrac, os trabalhadores realizaram uma paralisação de 48h, que resultou na solução, pelo menos até o momento, do problema de climatização das referidas agências. “Agora, vamos continuar a defender o Saúde Caixa, a fiscalizar os locais de trabalho, a cobrar concurso público, mais bancários e respeito aos funcionários e à população. A mobilização continua” – afirmou o diretor Enock Bezerra.
24/11/2023 - DIGA NÃO à proposta inaceitável sobre o Saúde Caixa
16/11/2023 - Bancários dialogam com vice-presidente de pessoas da CEF e cobram proposta digna sobre o Saúde Caixa
09/11/2023 - Contraf-CUT quer fechar acordo que mantém limite de 6,5% de contribuição da Caixa para o plano de saúde
09/11/2023 - Assine o abaixo-assinado em defesa do Saúde Caixa
30/10/2023 - Bancários param por 1h em defesa do Saúde Caixa
Saiba as novidades e dê sugestões para construir as nossas pautas!
Greve continua no BB, é suspensa na Caixa e termina no Basa no Maranhão
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!