Doenças decorrem de jornadas exaustivas, assédio moral e pressão por metas.
Clique na foto para ampliá-la
Os trabalhadores precisam ficar atentos aos danos causados pelo trabalho e às condições precárias a que são postos. Segundo o Ministério da Saúde, já são 347 o número de doenças que podem ser adquiridas no local de trabalho.
Recentemente, entraram na lista de patologias do órgão ministerial, a Síndrome de Burnout, conhecida como exaustão profissional extrema, e a Covid-19, doença altamente infecciosa.
Na lista, encontram-se ainda transtornos mentais como ansiedade, depressão, tentativa de suicídio, uso de sedativos, canabinoides, uso de cocaína e abusos de cafeína decorrentes de jornadas exaustivas, assédio moral, pressão e cobranças absurdas por metas.
A saúde, que é um dos direitos básicos de todo ser humano, está sendo menosprezada e deslegitimada. Entre 2007 e 2022, o SUS atendeu a 3 milhões de trabalhadores com doenças ocupacionais das mais diversas áreas de atuação (urbanos, rurais, celetistas ou autônomos).
“Precisamos combater essa busca desenfreada pelo lucro e garantir condições dignas de trabalho às pessoas, a exemplo dos bancários, que têm sofrido com transtornos físicos e mentais devido ao assédio e à pressão por metas. Bancário(a): denuncie” – afirmou a diretora Lívia Morais.
Saiba as novidades e dê sugestões para construir as nossas pautas!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!