Procure a ajuda médica e do Sindicato no primeiro sinal de adoecimento psicológico!
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA apoia o Janeiro Branco, uma campanha que visa conscientizar a população e os trabalhadores sobre a importância de cuidar da saúde mental. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com problemas psicológicos. No ambiente bancário, a situação não é diferente.
Pesquisa realizada pelo Sindicato em 2023 comprovou que, no Maranhão, a categoria está adoecida e sob uso de medicamentos devido a vários transtornos mentais. O adoecimento psicológico é resultado da sobrecarga de trabalho, do ritmo intenso no serviço, da cobrança abusiva por metas, do assédio moral e sexual nos bancos.
“Felizmente, o Ministério da Saúde atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho no Brasil, incluindo, por exemplo, a Síndrome de Burnout, a depressão, a ansiedade, a tentativa de suicídio, o uso de sedativos, entre outras. Com essa atualização, os trabalhadores poderão ter acesso ao afastamento com 12 meses de estabilidade após a alta, sendo proibida a demissão sem justa causa nesse período – afirmou a diretora de saúde do SEEB-MA, Lívia Morais.
De acordo com a dirigente sindical, caso os bancários apresentem sinais de desânimo, alterações de humor, problemas de sono, entre outros sintomas relacionados ao estresse psicológico no trabalho é indispensável procurar ajuda médica e relatar esses sinais nos exames periódicos.
“Vá ao médico. Peça um atestado. Procure também o Sindicato e faça a CAT. De posse desses documentos, seus direitos previdenciários serão garantidos e você não correrá o risco de ser demitido. No mais, procure levar uma vida equilibrada, pratique atividade física. Lembre que a prioridade é a sua saúde e não o lucro do banco, não somente em janeiro, mas durante todo o ano. Conte conosco” – ressaltou a diretora de saúde.
Vale lembrar que em setembro de 2023, o SEEB-MA promoveu o I Simpósio sobre Adoecimento Bancário no Maranhão. "Entre os encaminhamentos aprovados para este ano, está o combate à violência no trabalho, o que se dará por meio de ações junto à sociedade, às demais categorias e aos Poderes Constituídos para enfrentar essa gestão adoecedora dos bancos. Vamos à luta” – finalizou o diretor Rodolfo Cutrim.
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!