Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Imprimir Notícia

8 de março: lute como uma bancária!

Apesar dos avanços, mulheres ainda precisam lutar por igualdade e contra vários ataques.

05/03/2024 às 09:05
Luana Avelar - Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Neste dia, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. Parte da sociedade considera a data sinônimo de festas, presentes e homenagens. Para o SEEB-MA, é sobretudo um marco de lutas, de conquistas e de reflexões para a contínua emancipação feminina e para a busca pela igualdade de direitos e oportunidades.

Apesar dos avanços já conquistados, dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) apontam que no setor financeiro, a remuneração dos homens é em média 77,7% maior do que o das mulheres. A pesquisa revela também a discrepância nos grupos de direção e gerência, em que o salário dos gestores é 61,9% superior, fora o fato de os homens ocuparem a maioria dos altos cargos nos quadros de empregados dos bancos.

Como se não bastasse a diferença salarial, as mulheres são mais suscetíveis aos males que atingem toda a categoria, como o assédio moral, o assédio sexual, o adoecimento e as demissões imotivadas. "Para as bancárias, esse cenário é bem pior, pois sofrem ainda com a desconfiança sexista, o machismo estrutural, além de menos oportunidades de ascensão. Isso precisa mudar” – afirmou a diretora, Lívia Morais

A título de exemplo, de acordo com dados da Federação Nacional do Pessoal da Caixa (Fenae), 40,7% das mulheres que trabalham no banco tiveram algum problema de saúde relacionado ao trabalho. Entre os homens, a incidência foi de 28,4%. A pesquisa mostrou ainda que as mulheres tomam mais antidepressivos e sofrem mais com assédio moral e sexual, quadro muito preocupante que se repete nos bancos privados.

"Nós, bancárias, precisamos estar cada vez mais unidas e mobilizadas na busca por respeito e igualdade para as mulheres nos bancos. Para isso, é indispensável a formação política, a participação ativa nas atividades do Sindicato, a fim de aprender e repassar esse conhecimento para que nossas companheiras sejam mais valorizadas” - avaliou a diretora Marla Brito.

Ato público

"Em defesa das mulheres, o SEEB-MA convida as bancárias para um ato público nesta sexta-feira (08/03), na Praça Deodoro, Centro de São Luís, a partir das 15h, contra o machismo, o sexismo, o feminicídio e as desigualdades no mercado de trabalho." convida a diretora, Gerlane Pimenta.

Lute como uma Bancária! 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!