Apesar dos avanços, mulheres ainda precisam lutar por igualdade e contra vários ataques.
Clique na foto para ampliá-la
Neste dia, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. Parte da sociedade considera a data sinônimo de festas, presentes e homenagens. Para o SEEB-MA, é sobretudo um marco de lutas, de conquistas e de reflexões para a contínua emancipação feminina e para a busca pela igualdade de direitos e oportunidades.
Apesar dos avanços já conquistados, dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) apontam que no setor financeiro, a remuneração dos homens é em média 77,7% maior do que o das mulheres. A pesquisa revela também a discrepância nos grupos de direção e gerência, em que o salário dos gestores é 61,9% superior, fora o fato de os homens ocuparem a maioria dos altos cargos nos quadros de empregados dos bancos.
Como se não bastasse a diferença salarial, as mulheres são mais suscetíveis aos males que atingem toda a categoria, como o assédio moral, o assédio sexual, o adoecimento e as demissões imotivadas. "Para as bancárias, esse cenário é bem pior, pois sofrem ainda com a desconfiança sexista, o machismo estrutural, além de menos oportunidades de ascensão. Isso precisa mudar” – afirmou a diretora, Lívia Morais
A título de exemplo, de acordo com dados da Federação Nacional do Pessoal da Caixa (Fenae), 40,7% das mulheres que trabalham no banco tiveram algum problema de saúde relacionado ao trabalho. Entre os homens, a incidência foi de 28,4%. A pesquisa mostrou ainda que as mulheres tomam mais antidepressivos e sofrem mais com assédio moral e sexual, quadro muito preocupante que se repete nos bancos privados.
"Nós, bancárias, precisamos estar cada vez mais unidas e mobilizadas na busca por respeito e igualdade para as mulheres nos bancos. Para isso, é indispensável a formação política, a participação ativa nas atividades do Sindicato, a fim de aprender e repassar esse conhecimento para que nossas companheiras sejam mais valorizadas” - avaliou a diretora Marla Brito.
Ato público
"Em defesa das mulheres, o SEEB-MA convida as bancárias para um ato público nesta sexta-feira (08/03), na Praça Deodoro, Centro de São Luís, a partir das 15h, contra o machismo, o sexismo, o feminicídio e as desigualdades no mercado de trabalho." convida a diretora, Gerlane Pimenta.
Lute como uma Bancária!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!