Banco tem obrigado funcionários a checar o motivo do acionamento do alarme das agências.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA denuncia mais uma atitude absurda do Bradesco que coloca em risco a vida dos bancários e das bancárias no Maranhão. De acordo com denúncias, o Setor de Segurança Corporativa do banco tem obrigado funcionários a se deslocarem pessoalmente até as agências caso o alarme das unidades seja acionado.
“Esse abuso ocorre em qualquer dia ou hora. Pode ser de madrugada, fim de semana, feriado. Se o alarme tocar, o Setor de Segurança, que fica em São Paulo, liga para pressionar o bancário a ir até a agência na companhia de 1 ou 2 policiais, o que agrava ainda mais a situação. Não vamos admitir qualquer tipo de assédio e muito menos que a vida dos bancários seja colocada em perigo” – criticou o diretor Cláudio Costa.
Vale ressaltar que essa prática do Bradesco é ilegal e configura atividade estranha ao emprego bancário. “Afinal, essa não é uma atribuição do funcionário que, primeiro, não é vigia e, segundo, não tem capacitação técnica para entender a razão de o alarme ter sido disparado. Essa tarefa é exclusiva do Setor de Segurança do banco, que, inclusive, tem acesso às câmeras de vigilância instaladas no interior das agências, sendo inteiramente arbitrária a convocação do bancário para essa finalidade” – completou o diretor Edvaldo Castro.
Caso o Bradesco não cesse imediatamente com essa prática abusiva, o Sindicato tomará as medidas judiciais cabíveis em defesa da vida e da segurança dos bancários.
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!