Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

SEEB convoca bancários da CEF para Assembleia dia 16/4

Objetivo é discutir situação das agências, sobrecarga de trabalho e possibilidade de paralisação.

12/04/2024 às 18:52
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA convida os bancários da Caixa no Maranhão para a Assembleia Geral Virtual, que será realizada na terça-feira (16/04), às 18h30min, em primeira convocação, e às 19h, em segunda convocação, via Zoom [Link / Senha: 123].

O objetivo é discutir a sobrecarga de trabalho, a extrapolação de jornada, a falta de pessoal, os problemas de tecnologia, as péssimas condições de atendimento aos clientes e a possibilidade de se construir uma paralisação nacional, devido à falta de estrutura e de um calendário de pagamento dos programas sociais do Governo Federal.

Caos no pagamento de benefícios sociais


Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), Enock Bezerra, as unidades da Caixa não estão com capacidade tecnológica nem com quadro funcional suficientes para atender à demanda de beneficiários sociais, ainda mais depois do lançamento do Pé-de-meia, importante incentivo para os jovens.

“Essas semanas foram de caos nas agências Caixa, pois com a estrutura atual, não há como atender o contingente. Enquanto as pessoas aguardaram até 10h em filas, compraram vagas, se deslocaram de outras cidades por atendimento, os bancários trabalharam até 12h por dia, sob o risco de adoecimento” – avaliou.

Caixa precisa investir em tecnologia

Esse problema também foi ocasionado pela falta de investimentos da Caixa em tecnologia. Para se ter ideia, o aplicativo Caixa Tem, lançado em 2020 com a finalidade de atender as pessoas de baixa renda, nunca funcionou a contento, com travamentos constantes, que obrigam a população a ir até as agências em busca de soluções.

Novo concurso deve oferecer mais vagas

Além disso, há ainda a falta de funcionários, que pode ser agravada pelo recente Programa de Demissão (PDV), com estimativa de 3.200 desligamentos. Embora um novo concurso tenha sido anunciado para maio, o número de vagas é insuficiente e a expectativa de nomeação dos aprovados é apenas para o segundo semestre.

“Ao todo, serão ofertadas 4.050 vagas no certame, sendo apenas 171 para o Maranhão, com 137 imediatas e 34 para cadastro de reserva. Muito pouco bancário para atender a demanda, que inclui 153 mil jovens do Pé-de-meia, clientes comerciais e os beneficiários dos demais programas. Precisamos de mais vagas!” – afirmou Enock.

Denúncia ao Ministério Público e apoio de parlamentares

Nesse sentido, o SEEB-MA já denunciou a situação precária nas agências da Caixa ao Ministério Público (MPT e MPF), à Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MA) e buscará, nos próximos dias, dialogar com os parlamentares da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados.

“Nosso intuito é obter o apoio para pressionar a Direção da CEF e o Governo a contratarem mais bancários, aumentarem o cadastro de reserva do concurso, nomearem todo o CR e convencerem o Ministério da Fazenda a derrubar o limite irrisório de funcionários que a Caixa pode ter hoje, que é de apenas 87 mil” – ressaltou o diretor.

A necessidade de uma paralisação nacional na Caixa

Contudo, para o SEEB-MA, somente uma forte paralisação nacional dos bancários da Caixa poderá levar a Direção do banco e o Governo a tomarem providências urgentes, que possam desafogar as unidades, preservar a saúde dos funcionários e oferecer um atendimento de qualidade à população.

“É preciso dar um forte recado à Direção da CEF e ao Governo. Semana que vem os pagamentos já recomeçam e essa triste situação continuará. Não podemos permitir. Por isso, conclamamos os bancários da Caixa a paralisarem as atividades, em defesa do funcionalismo, da população e para que o banco continue a cumprir seu papel social, ajudando a reduzir as desigualdades do Brasil” - finalizou o presidente Dielson Rodrigues.

Bancário(a): participe da Assembleia Geral Virtual!
Pela paralisação das agências da Caixa no Maranhão e no restante do país!
Por condições dignas de trabalho para os bancários e de atendimento para o público!
Pelo cumprimento do papel social da Caixa e pelo pagamento dos benefícios sociais!
Por nenhum direito a menos, a nossa luta continua! 

Confira o edital de convocação da Assembleia

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!