Durante o Encontro, bancários discutiram a necessidade de uma greve para obter conquistas em 2024.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA participou do Encontro das Oposições Bancárias realizado nos dias 27 e 28 de julho, em Brasília. Na ocasião, os participantes elaboraram uma carta aberta à categoria e definiram um calendário de lutas, a fim de garantir direitos e obter novas conquistas na Campanha Salarial 2024.
Durante o evento, os bancários conclamaram a base a se movimentar em todo o país, por meio de atos públicos em agosto, bem como de assembleias presenciais junto aos seus sindicatos, com o intuito de discutir a possibilidade de uma greve nacional.
Afinal, até o momento, o Comando Nacional permanece inerte, não mobiliza os trabalhadores e sequer aventa uma possível paralisação geral, embora a Fenaban e os bancos públicos tenham negado todas as reivindicações da categoria.
Para o coordenador do SEEB-MA, Dielson Rodrigues, é indispensável que os bancários comecem a preparar uma resposta firme aos banqueiros e ao governo caso a intransigência continue nas mesas de negociação.
É importante lembrar que foi por meio das greves que a categoria conquistou a jornada de 6h, os tíquetes, entre outros direitos. Agora, com um cenário mais favorável aos bancos, que lucraram mais de R$ 108 bilhões em 2023, é possível avançar na defesa do emprego, no combate ao adoecimento, na melhoria da assistência à saúde, na reposição dos quadros, no fim das metas, do assédio e das demissões, além das pautas específicas por banco.
"É hora de retomarmos o protagonismo e nossa força coletiva. Caso não haja uma proposta decente por parte dos patrões, a greve será nossa única opção. Vamos à luta" - finalizou Dielson.
Confira as últimas notícias da Campanha Salarial
01/10/2024 - BB oferece proposta sobre dias de greve
24/09/2024 - SEEB-MA na luta pelo abono dos dias de greve
24/09/2024 - Bancários do MA aprovam desconto assistencial 2024
20/09/2024 - SEEB-MA assina ACT do BB; cláusula 17 foi rejeitada
19/09/2024 - Datas de pagamento da primeira parcela da PLR 2024
Saiba as novidades e dê sugestões para construir as nossas pautas!
Assembleia Anual de Previsão Orçamentária no sábado (23/11); participe!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!