Em protesto, bancários do MA, RN e Bauru e da oposição nacional exigem proposta digna ou greve geral!
Clique na foto para ampliá-la
Bancários do Maranhão, Rio Grande do Norte, Bauru e das demais oposições nacionais realizaram uma grande manifestação nesta terça-feira (20/08) em frente ao Hotel Laghetto Stilo, em São Paulo. No local, está ocorrendo a 8ª rodada de “negociação” da Campanha Salarial entre a Fenaban e a Contraf-CUT.
O objetivo do ato foi cobrar uma proposta decente dos banqueiros e do governo que, até o momento, negaram todas as reivindicações da categoria.
“Diante da inércia do Comando Nacional dos Bancários, a Fenaban afirmou no último dia 14 que não tem condições de conceder aumento real nem de atender as nossas demandas sobre emprego, saúde, PLR, entre outras, embora o setor bancário tenha lucrado mais de R$ 145 bilhões em 2023. Isso é um absurdo” – criticou a coordenadora Marla Brito.
Durante o protesto, os bancários exigiram a reposição das perdas salariais acumuladas, aumento de 34,47%, combate ao adoecimento, fim do assédio moral, sexual e das metas, mais contratações, PLR linear, melhorias na assistência à saúde, entre outras pautas.
“Dinheiro os bancos têm de sobra para atender nossas demandas. O que falta é mobilização por parte do Comando Nacional. Enquanto nós estamos aqui na luta, a Contraf-CUT ordena que seus sindicatos façam “tuitaços” inúteis e afirma em seu site que a campanha ‘precisa terminar antes do dia 1º de setembro’, data em que a convenção coletiva perderá a validade, a fim de fazer terrorismo, propagandear que a categoria ficará sem direitos, para empurrar mais um acordo rebaixado sem que haja qualquer mobilização real dos bancários no país. Não vamos aceitar! Ou a Fenaban apresenta uma proposta digna ou os bancários devem pressionar seus sindicatos por uma paralisação nacional por conquistas e por nenhum direito a menos” – conclamou o coordenador Dielson Rodrigues.
Nesse sentido, os bancários do Maranhão, Rio Grande do Norte e Bauru já marcaram assembleias gerais em suas bases, com o intuito de deliberarem sobre um estado de greve. “Chega de enrolação: proposta digna já! Sem greve geral não haverá conquistas! Vamos à luta!” finalizou o coordenador-geral do SEEB-MA, Rodolfo Cutrim.
Bancário(a): participe da Assembleia.
No Maranhão, a Assembleia ocorrerá de forma híbrida nesta quarta-feira (21/08). Confira!
13/09/2024 - Greve! Concentração no BB da Deodoro na segunda (16)
12/09/2024 - Bancários da Caixa decidem continuar em greve no MA
12/09/2024 - Pela formação de um Comando Negocial já!
10/09/2024 - Greve começa com força em grandes atos pelo MA
Saiba as novidades e dê sugestões para construir as nossas pautas!
Greve continua no BB, é suspensa na Caixa e termina no Basa no Maranhão
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!