O objetivo do Governo é aliviar as finanças públicas com o dinheiro dos bancários e de outros servidores.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA é veemente o Governo Federal voltar a utilizar recursos dos fundos de pensão dos bancos públicos e de outras estatais para investir em obras de infraestrutura do PAC. A medida foi cogitada em reunião com o presidente Lula, o ministro Fernando Haddad e os representantes da Previ, Petros, Funcef e Postalis.
O objetivo do Governo é aliviar as finanças públicas com o dinheiro dos bancários e de outros servidores. Para isso, o Planalto cogita mudar a legislação que passou a impedir esse tipo de investimento e até aliviar a punição para gestores que, porventura, voltem a dilapidar o patrimônio dos fundos.
Para o SEEB-MA, se essa ideia for aprovada, o risco para essas categorias é incalculável. É importante recordar que durante o Governo Dilma, medida semelhante gerou déficits bilionários aos fundos de pensão, em especial, à Funcef (Caixa) e ao Postalis (Correios).
Esse desastre ocorreu devido a investimentos temerários feitos pelas gestões políticas desses fundos, com denúncias de corrupção, entre outros crimes, muitos dos quais não foram punidos. O resultado hoje, a título de exemplo, é que os bancários da Caixa, que contribuíram uma vida para a Funcef, são obrigados a pagar equacionamentos, reduzindo a sua renda mensal, para cobrir um rombo causado não por eles, mas por gestores suspeitos de malversação de dinheiro público indicados pelo Governo.
“No entendimento do SEEB-MA, o melhor caminho para o Planalto ter margem no orçamento e financiar as obras públicas é a taxação dos super ricos, isto é, das grandes fortunas, sem tocar novamente na previdência dos trabalhadores. A história mostra que essa medida não deu certo no passado e tem tudo para não dar certo no presente. Por isso, vamos à luta contra o uso dos recursos dos fundos de pensão para investimentos no PAC” – afirmou o coordenador Dielson Rodrigues.
Saiba as novidades e dê sugestões para construir as nossas pautas!
Assembleia Anual de Previsão Orçamentária no sábado (23/11); participe!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!