SEEB cobrou do banco climatização, fim de reformas, condições de trabalho, respeito aos clientes e mais.
Clique na foto para ampliá-la
Em reunião na quinta-feira (14/11) com representantes da Caixa Econômica Federal (SR/SLZ, SR/ITZ e CILOG), o SEEB-MA cobrou providências urgentes para os graves problemas estruturais e administrativos que afetam as agências no Estado.
Em visitas às unidades, o Sindicato constatou a falta de climatização, prédios inadequados para atendimento e a insuficiência de funcionários para atender à população com qualidade, o que tem gerado sobrecarga para os bancários e reclamações dos clientes.
PROBLEMAS DE CLIMATIZAÇÃO
Apesar das cobranças constantes do SEEB-MA às SRs, agências como São Raimundo das Mangabeiras, Açailândia, Imperatriz, Santa Inês, Cohab, Gonçalves Dias continuam o sistema de climatização precário, com soluções paliativas e ineficazes.
“Na ocasião, solicitamos que a Caixa aplique multas à empresa contratada para solucionar os problemas nos aparelhos de ar-condicionado. Os bancários e clientes nada tem a ver com as dificuldades da empresa. Exigimos soluções imediatas” – cobrou o coordenador Francisco Sousa.
FALTA DE INFRAESTRUTURA
Durante a reunião, o SEEB-MA denunciou ainda a falta de infraestrutura das agências. Em Santa Luzia do Paruá, os clientes são obrigados a aguardar atendimento no calor sob tendas instaladas fora da unidade. Já em São Raimundo das Mangabeiras, o posto (PA) apresenta rachaduras.
“Pedimos que esse posto seja interditado até a realização de uma avaliação técnica. Além disso, cobramos celeridade no fim da reforma da agência Cohab, de modo a garantir condições dignas de trabalho e de atendimento – acrescentou o coordenador Rodolfo Cutrim.
CONVOCAÇÃO DE APROVADO X LUCRO
O Sindicato destacou, por fim, a falta de funcionários nas unidades da Caixa no Estado, embora haja um concurso vigente com inúmeros aprovados à espera de nomeação. Com o lucro de mais de quase R$ 10 bilhões obtido pela CEF em 2024, é possível contratar mais bancários.
RESPOSTA DA CAIXA
Em resposta, os representantes da Caixa afirmaram que já tomaram medidas para resolver ou amenizar os problemas apontados pelo Sindicato como: a compra de 20 climatizadores para as unidades críticas, aplicação de multas à empresa responsável por instalar os aparelhos, providências para acelerar a compra de equipamentos para as agências, avanço nas obras da agência Cohab (melhorias no 1º andar e conclusão parcial das obras no 3º e 4º), envio de um engenheiro para avaliar o PA de São Raimundo das Mangabeiras, contratação de 18 funcionários e priorização na convocação de aprovados no concurso de 2024 para agências com déficit de pessoal.
FISCALIZAÇÃO DO SEEB-MA
“O SEEB-MA continuará fiscalizando a situação dessas agências. Caso as medidas anunciadas pela SR/SLZ, SR/ITZ e CILOG não sejam concluídas de forma célere, não restará alternativas senão buscar outros meios em defesa dos clientes e dos bancários” – finalizou Francisco.
Além de Francisco e Rodolfo pelo Sindicato, participaram da reunião Nayrton Silva e Joelma Neves (SR/SLZ); Alberto Evangelista e Nazilma Ferreira (SR/ITZ); e Flávio Silva (CILOG).
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!