Banco pretende fechar 10 agências e 6 postos de atendimento nos próximos meses no Maranhão.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA segue mobilizado e intensifica a luta contra o desmonte promovido pelo Bradesco no Estado. O banco pretende fechar 10 agências e 6 postos de atendimento nos próximos meses, abandonando empregados, clientes e usuários à própria sorte, mesmo após registrar lucro líquido de mais de R$ 16 bilhões em 2024.
Na última sexta-feira (25/04), o coordenador do SEEB-MA, Cláudio Costa, esteve na Câmara Municipal de Duque Bacelar para denunciar os impactos do fechamento da única agência da cidade, previsto para ocorrer no dia 24 de maio. A atividade contou com a presença de parlamentares, moradores e representantes da sociedade civil.
Durante a audiência, Cláudio expôs os graves prejuízos que a medida acarretará como: demissões de trabalhadores, prejuízos ao comércio local, dificuldade de acesso a serviços bancários por pensionistas, além do comprometimento da economia e do cotidiano da população.
"Para se ter ideia, mais de 4000 idosos e 1000 servidores do município recebem seus pagamentos na agência e, com o encerramento desta, serão obrigados a se deslocar para outras cidades para serem atendidos, acumulando assim transtornos sem precedentes" - revelou o coordenador do Sindicato.
Diante disso, a Câmara deliberou pela organização de um abaixo-assinado e por fazer uma denúncia à Promotoria de Justiça local, a fim de que seja ajuizada uma ação civil pública para impedir o fechamento da unidade. Para o SEEB-MA, a iniciativa representa uma importante articulação contra esse ataque do banco.
Além disso, nesta quarta-feira (30/04), o Sindicato - em conjunto com os vereadores e a população - vai realizar um ato público conjunto em Duque Bacelar para denunciar a ganância do Bradesco, fortalecer a luta pela permanência da agência e chamar a atenção das autoridades estaduais para o caso.
“Esse banco está virando as costas para o Maranhão, tratando os clientes como descartáveis e os trabalhadores como números. Mas aqui a gente resiste. Essa agência é essencial para a população e vamos lutar até o fim para garantir sua continuidade. Avante!" - finalizou Cláudio Costa.
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!