As negociações de grandes categorias, como os bancários, petroleiros e metalúrgicos, previstas para o segundo semestre, devem garantir bons reajustes salariais. Pelo menos, é o que prevê o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), conforme divulgado nesta quinta-feira (18/08).
Isso ocorre por conta da tradição, do enorme poder de mobilização e da representatividade que as categorias têm na economia brasileira. De acordo com o Dieese, o primeiro semestre, foi responsável pelo segundo melhor resultado da série histórica, perdendo apenas para os primeiros seis meses de 2010.
De janeiro a julho deste ano, 84,4% das campanhas salariais resultaram em aumentos acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). No mesmo período do ano passado, o índice chegou a 86,7%.
O Dieese ainda sinaliza que a atual crise internacional pode ter bons efeitos para o Brasil, como a queda nos preços das commodities, inflação mais branda e maior possibilidade de recuo da taxa básica de juros.