A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) é contra qualquer medida que possa prejudicar os brasileiros. Diante desse posicionamento, a Central repudia a nova fórmula 95/105, usada para definir o tempo da aposentadoria, por considerá-la prejudicial ao trabalhador.
Apesar de o governo federal não ter apresentado uma versão oficial, a imprensa têm divulgado a nova regra como aprovada. De acordo com a medida, a soma da idade e do tempo de contribuição deve atingir 95 anos para mulheres e 105 anos para homens.
A CTB rejeita a proposta e acha que a medida esconde a real intenção do governo e de algumas centrais sindicais: substituir o fator previdenciário pela fórmula 85/95, mais antiga, porém nos mesmos moldes da 95/105.
Acabar com o fator previdenciário, uma das piores heranças do governo Fernando Henrique Cardoso, será um grande avanço para o país. Mas, os direitos dos trabalhadores não podem ser feridos. Por isso, a CTB discorda da aplicação de ferramentas que retardem a aposentadoria.