
Os bancos em atividade no Brasil sempre arranjam novas formas para lucrar alto. Com a queda dos juros, ocorrida graças à pressão do Governo Federal, BB, Itaú, Bradesco e Santander, aumentaram as tarifas cobradas aos clientes.
A arrecadação com as cobranças ligadas à conta corrente a foi de R$ 8 bilhões, entre janeiro e setembro. Expansão de 20% a 30% ante 2011. O montante equivale a 25% do lucro líquido acumulado pelas organizações financeiras no mesmo período.
O preço dos serviços, às vezes passa despercebido pelo consumidor. Mas, se no final do ano, o correntista fizer a conta de quanto pagou vai perceber que o dinheiro pesa no bolso. O Santander, por exemplo, cobra R$ 65,00 pelo pacote de tarifas.
O que muita gente não sabe é que há serviços gratuitos que as organizações financeiras são obrigadas a prestar por determinação do Banco Central. No entanto, as empresas, espertamente, trabalham com “iscas” para tornar atrativos os pacotes mais salgados e muitos clientes caem na armadilha.
Com a ação do Governo para que os juros reduzissem, os bancos tomaram outras iniciativas. Muitos vincularam os cortes à adesão a pacotes de serviços, fazendo com que o BC interferisse e deixasse claro que a redução do spread não pode ser compensada por aumento de tarifas.
Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo - por mais respeito, compreensão e conhecimento!
SEEB-MA: 91 anos de lutas, conquistas e presença na vida da categoria
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!