Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / HSBC

Imprimir Notícia

TST considera "indevido" estorno de comissão no HSBC

25/01/2013 às 17:37
SEEB-Bauru
A+
A-

Devido aos baixos salários, os bancários têm de contar com a comissão das vendas para complementar a renda.

Reformando o julgamento do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região (BA), a 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou indevido o estorno de comissões em função do cancelamento da venda ou por inadimplência do comprador. O novo entendimento é fruto de uma ação movida por uma ex-vendedora de seguros e previdência privada da HSBC Vida e Previdência.

O relator do caso no TST, ministro Maurício Godinho Delgado, considera injusto o estorno das comissões pelo cancelamento da venda ou pelo inadimplemento do comprador porque, para ele, a empresa estaria "transferindo para o empregado os riscos da atividade econômica". Assim, determinou que a HSBC Vida e Previdência pague as comissões descontadas indevidamente.

O relator destacou também que o caso não pode ser analisado segundo o artigo 7º da Lei nº 3.207, de 1957, conforme sustentava o banco. A norma, que regulamenta as atividades de vendedores, viajantes ou pracistas, autoriza o estorno das comissões apenas nos casos de insolvência do adquirente. Bancário não é vendedor.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!