
Quem se aposentou pelo INSS de 1999 até agora também tem direito à revisão do saldo da conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). É o que defende o Sindicato dos Aposentados da Força Sindical. A entidade ingressou com uma ação na Justiça Federal de Brasília, na semana passada, pedindo ao governo federal que recomponha as perdas do Fundo após a desvalorização da Taxa de Referência (TR), que também corrige a poupança.
A ação beneficia todo trabalhador que teve qualquer valor depositado na conta de FGTS neste período. De acordo com João Inocentini, presidente do sindicato, as perdas de rendimento começaram a impactar o Fundo em 1999, devido à "manipulação da TR" pelo governo. Por isso, o saldo rendeu menos do que poderia.
— Quem continua trabalhando no mesmo emprego desde 1999 terá o dinheiro acumulado na conta, caso o resultado da ação seja favorável (aos trabalhadores). A perda total, neste caso, chega a 88,3%. Quem foi demitido poderá retirar a diferença — explicou o sindicalista.
Para se beneficiar futuramente do resultado da ação, caso haja vitória, é necessário procurar o sindicato de sua categoria, com cópias da carteiras de identidade e de trabalho, comprovante de endereço, extrato do FGTS e, no caso dos aposentados, carta de concessão do benefício do INSS.
Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo - por mais respeito, compreensão e conhecimento!
SEEB-MA: 91 anos de lutas, conquistas e presença na vida da categoria
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!