Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

EM FOCO / BANCO DO BRASIL

Imprimir Notícia

Mesmo com lucro recorde, BB demite funcionários

02/12/2013 às 08:15
SEEB-Bauru
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Enquanto o pessoal do Banco Votorantim e da BV Financeira sofrem sem PLR e com cada vez menos benefícios, o Banco do Brasil cresce e ganha cada vez mais dinheiro. Nos primeiros nove meses de 2013, o BB obteve lucro recorde, somando R$ 12,7 bilhões. Porém, ao invés desse lucro gerar benefícios para os seus funcionários, o Banco do Brasil cortou, nesse mesmo período, 1.529 empregos.

Essa ação de eliminar postos de trabalho mesmo com o lucro recorde demonstra o quanto o BB está deixando de lado seu caráter de banco público, rendendo-se facilmente à rotina injusta e massiva dos bancos privados de reduzir pessoal.

Para piorar, em um ano o corte foi ainda maior, chegando a 1.827 postos de trabalho. Desta forma, em setembro o quadro de funcionários do BB contava 112.653, sendo que no mesmo mês, em 2012, havia 114.480 funcionários.

Enquanto isso, os bancários têm de trabalhar dobrado para suprir a ausência do posto de trabalho fechado e para ajudar o BB a alcançar um lucro ainda maior. A redução de pessoal do BB afeta também a população, que tem de passar mais tempo esperando por atendimento nas filas intermináveis.

O pior é que muitas dessas vagas são fechadas injustamente, já que o banco tem demitido funcionários através de processos administrativos conduzidos sem transparência e sem dar chances reais de defesa.

Provisões


Apesar da queda da inadimplência, o banco aumentou a provisão para créditos duvidosos, fato que causará impacto no cálculo da PLR dos funcionários no segundo semestre. Com esse impacto na PLR, o BB demonstra claramente seu ciclo vicioso: lucrar, demitir e retirar direitos de seus funcionários.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!