Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / INADIMPLÊNCIA

Imprimir Notícia

Febraban vê exagero na preocupação com endividamento das famílias

05/07/2011 às 18:49
Valor Online
A+
A-

O crescente comprometimento da renda das famílias com o pagamento de dívidas (principal e juros), que poderia provocar um aumento da inadimplência nos próximos meses, é avaliado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) como uma preocupação excessiva.

De acordo com o informativo semanal elaborado pelos economistas da entidade, questões metodológicas e particularidades do mercado brasileiro tendem a mostrar maior comprometimento da renda das famílias com o crédito. No limite, tais fatores indicariam mais uma dificuldade na manutenção do ritmo de expansão do que o risco de um aumento expressivo da inadimplência e menos ainda de formação de bolha de crédito.

Segundo a Febraban, de forma geral, 23% da renda mensal das famílias estaria comprometida com o pagamento das dívidas. Desse valor, 60% (ou 14 pontos percentuais) é referente ao juro e 40% (9 pontos percentuais) ao principal. Esse comprometimento não tem crescido em proporções exageradas nos últimos anos, segundo a Febraban, devido ao alongamento dos prazos dos empréstimos, que amenizam o efeito do aumento das dívidas.

Quando o cálculo considera o estoque de crédito para pessoas físicas dividido pela massa salarial ampliada (acumulada em 12 meses), o comprometimento da renda das famílias brasileiras sobe para quase 40%.

Além disso, os economistas da Febraban ressaltam que a metodologia utilizada pelo Banco Central (BC) contempla as linhas rotativas integralmente na parcela de juros, como se não houvesse amortização de principal, o que eleva o peso da parcela de juros. Essa parcela seria elevada ainda pela a aplicação da taxa de juro diretamente no estoque. Caso fosse utilizada a metodologia do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) para o cálculo do serviço da dívida, o total do comprometimento da renda seria reduzido do atual nível de 40% para 19,5%.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!