Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / AÇAILÂNDIA

Imprimir Notícia

Entidades promovem debate sobre a crise siderúrgica e o PL 4.330

05/05/2015 às 09:38
Jornal Centelha
A+
A-

Na última quinta-feira, dia 30, véspera do Dia do Trabalhador, o grupo Rede de Cidadania, que reúne a maior parte das entidades civis de Açailândia promoveu, no Salão de Eventos da Igreja São Francisco de Assis, um debate sobre os problemas da crise siderúrgica da cidade, envolvendo a participação de estudantes, professores, metalúrgicos, deficientes físicos, sindicalistas, religiosos e outros vários. O Sindicato dos Bancários marcou presença.

O evento contou com a contribuição de Marcelo Carneiro, professor de doutorado da Universidade Federal do Maranhão e membro do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA. Em sua palestra, Marcelo Carneiro apresentou a Evolução recente da atividade siderúrgica em Açailândia (2008 e 2014).

Dentre os objetivos da apresentação, estavam: a) Mostrar informações sobre o comportamento da siderurgia no Maranhão; b) Discutir perspectivas econômicas; c) Discutir a situação do mercado de trabalho no município.

Segundo as observações feitas por Marcelo, o problema é de natureza insolúvel, pois as crises no mercado norte-americano são refletidas claramente na economia da mineração e siderurgia na Amazônia, também a situação atual não configura uma situação de crise profunda; além de que diferentemente da última grande crise siderúrgica (entre 2007 e 2008) as empresas de reflorestamento de eucalipto têm um mercado alternativo para venda de madeira, a Suzano Papel e Celulose.

Diminuir dependência do mercado externo, produzir laminados e trefilados para o mercado interno, aplicação de tecnologias em aço, promoção de ações estatais de proteção de emprego, diversificação de atividades econômicas e fortalecimento do tecido econômico sócio-regional foram algumas das soluções discutidas pelos participantes.

Outro tema muito debatido no encontro foi o Projeto de Lei 4.330, ou PL 4330, que é um dos assuntos mais comentados e criticados atualmente no meio político, a terceirização total proposta por essa lei fere todas as lutas e conquistas dos trabalhadores brasileiros.

Crise ou oscilação normal de um mercado de commodities? Essa foi a principal pergunta deixada pelo debate após a apresentação de gráficos, com diversos dados sobre o comércio exterior, as taxas de desemprego, entre outros.

As comemorações relacionadas ao dia do trabalhador foram encerradas no fim da tarde do dia 1º na Praça da Biblía, com atividades culturais e celebração ecumênica (com líderes religiosos diferentes) abertas ao público.

Rede de Cidadania: Entidade Açailandense que reúne dezenas de organismos sociais (sindicatos, associações, ONG's, entidades religiosas, entre outras).

Commodities: Palavra inglês que significa mercadoria, geralmente usada para descrever produtos de baixo valor, bens que não sofrem processos de alteração, muitas vezes pode ser sinônimo de "matéria-prima". O Brasil é um grande produtor de commodities como o café, laranjas, petróleo e o minério de ferro. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!