
O presidente interino Michel Temer, definitivamente, quer que o trabalhador pague a conta da crise. A MP (Medida Provisória) nº 739/2016, que dispõe sobre os planos de benefícios da Previdência Social e que também institui bônus para os médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), foi aprovada. Um dos pontos mais afetados pela mudança são os benefícios por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez).
Alegando urgência econômica, decorrente das eventuais contas previdenciárias, o governo pretende rever as concessões de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, com o objetivo de proporcionar uma economia de R$ 7,1 bilhões por ano.
Outro ponto prejudicial ao trabalhador é a MP 739, que possui uma explícita faceta econômica em detrimento de proteger e recuperar a saúde dos trabalhadores que necessitam. Bônus de R$ 60,00 por perícia realizada serão distribuídos os médicos que revisam os benefícios até então concedidos.
Tirar o direito à Seguridade Social do trabalhador justamente no momento em que mais precisa, é um absurdo. Pode-se afirmar então, que conseguir um benefício que verdadeiramente atenda as necessidades de recuperação e para o retorno ao trabalho está se tornando uma utopia para o trabalhador.
Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo - por mais respeito, compreensão e conhecimento!
SEEB-MA: 91 anos de lutas, conquistas e presença na vida da categoria
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!