Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / EM 2019, VAMOS À LUTA!

Imprimir Notícia

Se muito vale o já feito, mais vale o que será: vamos à luta bancários!

SEEB-MA faz retrospectiva e deseja boas festas a bancários.

17/01/2018 às 10:05
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Desde o início, o ano de 2018 foi marcado por grandes desafios para os bancários e para a classe trabalhadora em geral. A categoria lutou muito para impedir a aplicação da Reforma Trabalhista e da Lei da Terceirização, bem como para renovar a Convenção Coletiva (CCT) e os acordos específicos com os bancos.

De forma antecipada, o SEEB-MA iniciou a discussão da pauta de reivindicações da Campanha Salarial, alertando os bancários sobre os perigos dessa Reforma impopular, denunciando, ainda, os parlamentares que apoiaram esse ataque. Lamentavelmente, as direções dos sindicatos ligados à Contraf/CUT e à Contec enterraram a greve da categoria neste ano, empurrando as negociações para os últimos dias da vigência da CCT.

Sob o terrorismo de perder todos os direitos, os bancários aceitaram um acordo rebaixado, que: (1) não incluiu a garantia do emprego direto frente às terceirizações; (2) atacou o Saúde Caixa, (3) se omitiu sobre a CASSI; (4) e dificultou o direito à exigir na Justiça a jornada de 6 horas.

Para piorar, as centrais e sindicatos pelegos inseriram – na surdina – a Taxa Negocial na nova Convenção Coletiva, um desconto compulsório sobre salários e PLR de todos os bancários. A referida Taxa foi devolvida pelo SEEB-MA aos bancários maranhenses, que voltaram a repudiar a Contraf/CUT. Isso porque, no meio do ano, a categoria já havia imposto uma derrota esmagadora aos representantes da Central Única dos Trabalhadores, no Maranhão, reelegendo – por ampla margem de votos – a Chapa 1 para o comando do SEEB-MA, a fim de manter essa entidade nos trilhos da independência e da autonomia frente aos patrões, governos e partidos políticos.

Desse modo, a nova gestão eleita – Sindicato em Ação: a luta continua – reafirma seu compromisso em defesa dos direitos e do emprego dos bancários maranhenses, sem aceitar qualquer retrocesso às liberdades de organização e reivindicação. O SEEB-MA faz um chamado a todos os bancários e bancárias: juntem-se à luta e às nossas atividades em 2019, pois se muito vale o que já foi feito, mais vale o que será. Boas festas! 

*** Originalmente postado em 24/12/2018.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!