Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / AMEAÇA

Imprimir Notícia

Pente-fino realizado pelo INSS ameaça direitos

21/01/2019 às 13:21
Bancários Bahia
A+
A-

Com a justificativa de descobrir fraudes previdenciárias, milhares de benefícios e pensões foram cortados de forma arbitrária no pente fino do INNS, segundo denúncias na mídia. Ao que tudo indica, diz a reportagem, o governo Bolsonaro seguirá um modelo ainda pior do que o de Temer. A proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê a revisão de todos os benefícios concedidos.

Mas, ao invés de economizar, o governo pode ter custos. Por conta dos cortes no auxílio-doença e pensões por invalidez, muitos beneficiários entraram na Justiça cobrando a anulação da decisão. Inclusive, faltaram recursos para que perícias médicas no sistema judiciário fossem realizadas.

Tem mais, peritos do INSS que identifiquem supostas fraudes recebem bônus, conforme o IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), que acusa a medida de conter "viés 'classista' – pois atende aos interesses dos peritos que querem incrementar seus rendimentos com as bonificações concedidas – e 'mercadista', porque passa ao mercado financeiro a falsa sensação de que o governo estaria fazendo esforços para conter o gasto público".

Para ficar claro, atualmente os recursos contra a suspensão ilegal das pensões por invalidez correspondem ao maior número de processos na Justiça Federal, em Brasília. Cerca de 80% das ações têm recebido ganho de causa. Na contramão, o perito deve receber R$ 57,50 por perícia extra realizada e cada processo judicial custa cerca de R$ 3.900,00 aos cofres do Estado.  

SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Sindicato em Ação: a luta continua!