Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / BANCO DO BRASIL

Imprimir Notícia

SEEB-MA ajuíza ações para derrubar reforma na Cassi

Reforma aprovada de modo irregular causará grandes prejuízos aos associados da Cassi.

04/01/2020 às 08:26
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA ajuizou uma ação na Justiça Estadual e outra na Justiça Federal (em conjunto com outros sindicatos e entidades), a fim de barrar a perversa reforma estautária da Cassi aprovada e homologada irregularmente pela Diretoria da Caixa de Assistência em 29/11/2019.

A expectativa é boa, pois, no dia 19/12, a Justiça do Rio suspendeu, liminarmente, o resultado da última consulta realizada pela Cassi, tornando sem efeito a referida reforma. Embora a liminar tenha caído, os argumentos utilizados na decisão podem reforçar as ações do SEEB-MA.

Na decisão citada, o juízo do Rio acatou os argumentos da Associação Nacional Viva Funci, reconhecendo o vício na contagem dos votos por parte da Diretoria da Cassi, que violou o art. 73 do Estatuto Social da entidade, o qual estabelece os critérios objetivos para a apuração da referida consulta ao corpo social.

Segundo a Justiça, ao invés de aplicar expressamente o artigo 73, a Diretoria da Cassi adotou “um entendimento do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] que, em princípio, não se estende à situação em questão”. Além disso, o juízo reconheceu, ainda, o perigo de supressão de direitos dos associados, bem como o risco de má-administração dos recursos da Caixa de Assistência.

Para o diretor do Sindicato e bancário do BB, Dielson Rodrigues, apesar do aparente revés na Justiça do Rio, o SEEB-MA acredita que essa decisão será revista, derrubando, em definitivo, essa reforma irregular homologada pela Diretoria da Cassi. 

SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Sindicato em Ação: a luta continua!