Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

EM FOCO / AUDITORIA CIDADÃ

Imprimir Notícia

Núcleo Maranhense da Auditoria Cidadão da Dívida se reorganiza

O objetivo do Núcleo é investigar o processo de endividamento do Estado do Maranhão.

17/07/2020 às 11:29
SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Na quarta-feira, 15 de julho de 2020, foi rearticulado o Núcleo Maranhense da Auditoria Cidadã da Dívida.

A reunião, realizada de forma virtual devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, contou com a presença de representantes da Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA), Sindicato dos Bancários (SEEBMA), Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (SINDSALEM), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE – Campus Monte Castelo), CSP Conlutas e do Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais da UFMA (OPPLS/UFMA).

O movimento pela Auditoria Cidadã surgiu a partir do Plebiscito da Dívida Externa, realizado no Brasil em setembro de 2000, pela Campanha Jubileu Sul, do qual participaram aproximadamente de 6 milhões de pessoas, de 3.444 municípios do País contra à continuidade do pagamento da dívida externa sem a realização da auditoria prevista na Constituição Federal e contra à destinação de grande parte dos recursos orçamentários aos especuladores.

O objetivo do Núcleo é investigar o processo de endividamento do Estado do Maranhão, revelar a verdadeira natureza da Dívida e, a partir daí, promover ações e debates acerca das Dívidas Interna e Externa.

Por meio do acesso a documentos e da realização de estudos, será possível resgatar o processo histórico do endividamento, apontando as suas causas.

Na ocasião, foi deliberado, ainda, que a próxima reunião virtual ocorrerá no dia 29 de julho, quarta-feira, às 18h30, para planejar as próximas atividades que serão desenvolvidas.

Para esta reunião serão convidadas outras entidades do movimento sindical e popular do Estado para fazer parte do Núcleo. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!