Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / VACINAÇÃO

Imprimir Notícia

FAMEM quer incluir bancários na vacinação prioritária

Posicionamento da FAMEM se deu após solicitação do SEEB-MA em reunião na sexta-feira (23/04).

23/04/2021 às 19:54
Ascom/SEEB-MA, com informações da FAMEM
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Diretores do SEEB-MA se reuniram nesta sexta-feira (23/04) com o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlanio Xavier, para discutir a inclusão dos bancários nos planos de vacinação estadual e municipais contra a Covid-19. A categoria, inclusive, está organizando uma greve geral sanitária em caso de não inclusão.

Na ocasião, os diretores Edvaldo Ferreira e Gerlame Pimenta, afirmaram que os bancários prestam serviço essencial e estão na linha de frente do atendimento à população, incluindo, também, pessoas do grupo de risco. Além disso, a categoria não parou em nenhum momento da pandemia, a fim de evitar o colapso econômico e social do país.

“Eu sei que é um momento no qual muitas categorias querem ser incluídas como prioridade. Mas é preciso entender que nós estamos atendendo diretamente idosos e outras pessoas mais suscetíveis ao contágio pelo coronavírus. Sem falar, que o quantitativo de bancários não é tão significativo e o benefício para a sociedade será imenso” - argumentou.

Atualmente, são cerca de 5 mil bancários no Maranhão e 2.300 na Ilha de São Luís. Nos últimos meses, 14 bancários morreram vítimas da Covid-19, além de milhares de maranhenses, que, segundo sindicato, podem ter se contaminado nos bancos, um dos locais mais perigosos para a transmissão do vírus, segundo especialistas.

Em resposta, o presidente da Famem se colocou à disposição da categoria e garantiu que irá conversar pessoalmente com o governador Flávio Dino para verificar a possibilidade de inclusão dos bancários no plano estadual de imunização.

"Afinal, os bancários estão todos os dias atendendo com presteza os maranhenses. Agora, com o pagamento do auxílio emergencial, será um caos nas agências. Se tivermos greve bancária, então, todos irão sofrer mais ainda. Por isso, espero contar a sensibilidade do governador e dos prefeitos maranhenses” - afirmou.

Vale ressaltar que, até o momento, já existem projetos de lei para inclusão dos bancários nos planos aprovados por algumas Câmaras de Vereadores, estando pendentes as sanções dos prefeitos para que a medida entre em vigor, como é o caso de Balsas, Bacabal, Santa Inês, Paço do Lumiar, Trizidela do Vale, dentre outras cidades.

Com a intervenção da Famem, os representantes dos bancários acreditam que a inclusão da categoria do plano de vacinação prioritária pode ser conquistada, o que acabaria com o indicativo da greve sanitária.

Participaram da reunião: o presidente da Famem, Erlanio Xavier, o diretor executivo, Marcelo Freitas, o diretor de comunicação, Clodoaldo Corrêa, e o representante jurídico, Ilan Kelsen. Representaram o SEEB-MA, o diretor executivo, Edvaldo Ferreira e a diretora de comunicação, Gerlane Pimenta. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!