Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / NOTA DE PESAR

Imprimir Notícia

SEEB-MA lamenta a morte de Manoel da Conceição, grande líder sindical e camponês do Brasil

Aos amigos e familiares de Manoel da Conceição, o reconhecimento do SEEB-MA. Presente!

18/08/2021 às 21:43
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA lamenta profundamente o falecimento de Manoel da Conceição, histórico líder sindical e camponês que dedicou a vida à luta pela terra, pela reforma agrária, pela classe trabalhadora e pela democracia no Brasil.

Mané, como era carinhosamente conhecido, morreu, nesta quarta-feira (18/08), aos 85 anos, em Imperatriz. Maranhense, Manoel era considerado um dos maiores defensores dos camponeses do país.

Além de fundar o primeiro Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Maranhão, Mané foi, também, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural (CENTRU).

Na Ditadura Militar, foi baleado, preso, torturado e até perdeu uma perna por resistir e se manter firme na luta pela democracia, pelo direito à terra e pela organização dos trabalhadores.

Refugiado na Suiça, Mané realizou diversas palestras em defesa dos direitos humanos até poder voltar ao país, onde ajudou a organizar cooperativas, sindicatos e outras entidades.

Apesar da saúde debilitada, militava, atualmente, na Central de Cooperativas Agro-extrativistas do Maranhão e na Rede de Frutos do Cerrado. Sem dúvidas, um exemplo para toda a classe trabalhadora.

Aos amigos e familiares de Manoel da Conceição, o reconhecimento dos diretores e funcionários do SEEB-MA.
Mané, sempre presente! 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!