Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / DIA DO BANCÁRIO

Imprimir Notícia

Dia de luta: chega de demissões, fechamento de agências e retirada de direitos!

Apesar das perdas e ataques, parabéns bancários e bancárias! Vocês são exemplo de resistência e luta!

28/08/2021 às 06:00
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O Dia do Bancário é comemorado em 28 de agosto. Porém, para o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), hoje é um dia de luta e não de festa. Afinal, apesar da função essencial exercida pela categoria na pandemia, como o pagamento do auxílio emergencial para a população, os bancários continuam a sofrer ataques sem precedentes do Governo Bolsonaro e dos banqueiros, como demissões, retirada de direitos, assédio moral e o fechamento de agências, tendo que conviver, ainda, com o luto pela perda dos colegas para a Covid-19.

Vale lembrar que para atender à população e para evitar o colapso financeiro e social do Brasil, os bancários não pararam durante a pandemia. Apesar de toda a luta do SEEB-MA, a categoria se viu obrigada a trabalhar em locais fechados, sem ventilação natural e com aglomerações, sem ter direito – por meses – à vacinação prioritária. Por causa disso, oficialmente, 14 bancários já faleceram vítimas da Covid-19, no Maranhão. Em defesa dos que seguem na luta e em memória dos que se foram: a nossa solidariedade.

Como se não bastasse a dor pela perda de entes queridos por causa da Covid-19, os bancários têm que conviver, também, com os ataques diários do Governo Federal, que não satisfeito com a gestão catastrófica da pandemia, lançou – agora – a Medida Provisória 1045/2021, conhecida como a Reforma Trabalhista de Bolsonaro, mais uma ofensiva contra os direitos dos trabalhadores, permitindo, por exemplo, a diminuição do adicional de horas extras da categoria para 20%. Antes da MP, esse adicional poderia ser de até 100%.

A Medida Provisória 1045, já aprovada pela Câmara dos Deputados, é um duro golpes contra os bancários, que além da sobrecarga de trabalho, do acúmulo de funções, do assédio moral, das metas abusivas e do número reduzido de pessoal nas agências bancárias, sofrem, ainda, com a retirada de direitos históricos. Diante disso, o SEEB-MA cobra respeito dos banqueiros e do Governo Bolsonaro, bem como condições dignas de trabalho e o fim das reestruturações e das demissões nos bancos públicos e privados.

“A nossa mensagem é de revolta, de luto e, principalmente, de LUTA! Afinal, somente nos 6 primeiros meses deste ano, os cinco principais bancos que atuam no país lucraram, juntos, quase R$ 60 bilhões. Por isso, não há motivos para retirar direitos nem para demitir nem para prestar um péssimo atendimento à população. Com trabalho e muita resistência, vamos continuar lutando pelos direitos trabalhistas, pela realização de concursos e pelo reconhecimento da nossa categoria, que está de parabéns. É preciso dar um basta aos ataques desse presidente e dos banqueiros, em defesa dos colegas que seguem na luta e em memória dos que se foram. Por isso, no Dia do Bancário, reafirmamos: #FORABOLSONARO #NÃOÀMP1045 #NAOÀSDEMISSÕES” – afirmou o presidente do SEEB-MA, Dielson Rodrigues. 

O trabalho bancário é essencial.
Os direitos da categoria também são!
Parabéns, bancários e bancárias!
A luta continua!

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!