Objetivo foi entregar propostas para melhorar condições de trabalho e de atendimento na Caixa.
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Em reunião realizada nessa terça-feira (23/04), o SEEB-MA entregou um ofício com propostas e cobranças à Superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal em Imperatriz, Delma Dias.
No documento, aprovado em Assembleia Geral no dia 16 de abril, os bancários da Caixa sugeriram medidas para minorar os efeitos danosos da sobrecarga de trabalho, da extrapolação de jornada e do atendimento demorado prestado aos clientes, decorrentes da alta demanda ocasionada pelos programas sociais do Governo Federal, como o Pé-de-meia.
"Entre as propostas do funcionalismo, destacam-se: o direcionamento de todo o pessoal das agências para o pagamento desses benefícios nos dias de pico, focando apenas no lado social do banco; a realocação de bancários para unidades com maior contingente de atendimento, além da não cobrança de metas no período destinado ao crédito dos programas sociais" - afirmou o diretor José Araújo.
O Sindicato cobrou ainda o pagamento de todas as horas extras efetuadas e que a SR oriente os gestores para que os bancários façam o registro correto do ponto, independentemente do horário que eles encerrarem as suas atividades na agência.
Em resposta, o Superintendente assegurou que passará as instruções aos gerentes e avaliará as medidas propostas, mas adiantou que algumas delas já foram tomadas, como a redução de metas, a abertura de agências a partir das 8h, a disponibilização de canal de atendimento via WhatsApp, a contratação de estagiários e o deslocamento de pessoal de outras unidades até a posse dos futuros concursados.
A SR/ITZ afirmou ainda que o fluxo de pessoas nas agências deve ser menor nos próximos meses, pois algumas travas tecnológicas de sistema e de aplicativos da Caixa foram resolvidas, inclusive com testes feitos em tempo real pelo próprio pessoal da Superintendência.
Para o diretor do Sindicato, Enock Bezerra, a reunião foi produtiva, mas é preciso verificar se, no próximo período de pagamento dos benefícios sociais, as medidas já adotadas pela Super/ITZ serão suficientes para diminuir o caos nas agências e os transtornos causados aos bancários e aos clientes na regional Imperatriz.
No fim da reunião, a Superintendente foi questionada sobre o problema de climatização na agência Barra do Corda, que, segundo o órgão, já foi resolvido. Sobre a efetividade das prestadoras de serviço da Caixa, a SR informou que encontra limitações devido à Lei de Licitação, mas se comprometeu a manter o diálogo com as empresas terceirizadas para resolver com agilidade questões relacionadas a portas giratórias, climatização e readequações nas unidades da região.
"As soluções apresentadas são paliativas diante da alçada da Super/ITZ. Por isso, no dia 30 de abril, vamos realizar um Dia de Luta para cobrar da Direção da Caixa e do Governo Federal novas agências, a manutenção das já existentes, o aumento do quadro de pessoal via concurso público, melhorias tecnológicas, entre outras medidas, para que a população tenha bom atendimento e os bancários possam laborar com dignidade, superando as precarizações que adoecem a categoria. Contudo, caso seja necessário, estamos mobilizados e prontos para organizar uma paralisação. A luta continua” - afirmou o diretor Francisco Sousa.
Além de Francisco e Enock, representaram o SEEB-MA na reunião os dirigentes Dielson Rodrigues, Miguel Alves, José Araújo, além do delegado sindical Pietro Marino. Pela Caixa, além de Delma Dias, participaram o Superintendente de Varejo, Alberto Santos, e a gerente Nazilma Ferreira.
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