SEEB-MA lança campanha para mostrar a importância do banco para o povo.
Clique na foto para ampliá-la
A Caixa Econômica completará 161 anos no próximo dia 12 de janeiro. Para mostrar a importância desse banco público para o país e para a população brasileira, o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) lançará a campanha “A Caixa é toda sua” nas redes sociais.
Afinal, a Caixa é o banco da poupança, da casa própria, do acesso facilitado ao ensino superior, dos programas de auxílio emergencial, do FGTS, do seguro-desemprego, dos empréstimos a juros baixos e dos investimentos em infraestrutura e saneamento, a fim de melhorar a vida das pessoas.
Apesar dessa importante função social, a Caixa tem sido alvo de ataques dos governos, que – aos poucos – tem desmontado essa grande estatal, por meio de demissões, reestruturações, retirada de direitos e ameaças de privatização, que colocam em risco a empresa e seus funcionários.
O Governo Bolsonaro, por exemplo, criou o “Banco Digital”, uma subsidiária da Caixa, que possibilitará a venda do setor de benefícios sociais da CEF na Bolsa de Valores, o que é prejudicial, pois o mercado privado só pensa no lucro e não na promoção de políticas para o povo.
Para se ter ideia, mais de 80% dos financiamentos imobiliários realizados em nosso Estado pertencem à Caixa. Já o Programa Minha Casa, Minha Vida construiu mais de 100 mil unidades habitacionais. Desde 1995, o FGTS já executou mais de R$ 60 bilhões em obras no Maranhão.
Por isso, o SEEB-MA defende uma Caixa forte e 100% pública, obtendo vitórias nesse sentido, como os concursos de 2004 e 2014, a reintegração de demitidos, a interdição da CEF Estrada da Vitória, em São Luís, e o pagamento das ações judiciais de horas extras, VP-GIP, entre outras.
Neste ano, a luta a contra a privatização; contra o assédio moral; em defesa do Saúde Caixa, das condições de trabalho e dos direitos dos bancários continua. O SEEB-MA espera o fim dos ataques do Governo para que todos possam dizer apenas: parabéns Caixa, o banco do povo brasileiro.
SEEB repudia descaso do Santander no caso de racismo contra Vini Jr.
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!