Relatório do Projeto Escuta Clínica foi revelado, no sábado (26/03), no I Encontro Estadual 2022.
Clique na foto para ampliá-la
O período da tarde do I Encontro Estadual dos Bancários 2022, realizado no sábado (26/03), na Sede Recreativa do SEEB-MA, em São Luís, foi marcado pelas palestras sobre a saúde, a automação e a precarização do trabalho dos bancários.
Em sua participação, o professor Roosevelth Carvalho destacou o desmonte dos direitos da categoria, o avanço da tecnologia e a consequente redução dos postos de trabalho em nome do lucro dos bancos.
Com um quadro de pessoal cada vez menor, o volume de trabalho, a pressão, a cobrança de metas cada vez difíceis e o recorrente desrespeito à jornada de trabalho agravaram a saúde física e mental dos bancários.
Esses dados foram corroborados pela Doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho, Solange Silva, que em sua palestra sobre saúde, divulgou os resultados do “Escuta Clínica Bancária”, um projeto feito em parceria com o SEEB-MA para verificar como anda a saúde dos bancários, no Maranhão. O relatório apresentado revelou dados alarmantes.
Para se ter ideia, entre os trabalhadores participantes do projeto, no Estado, 62,5% estão fazendo uso de remédios controlados, enquanto 56% estão em atendimento psiquiátrico, devido a problemas enfrentados nos bancos públicos e privados, em especial no Bradesco.
De posse desses dados, o SEEB-MA, além de continuar a prestar esse apoio psicológico à categoria, já está estudando as medidas cabíveis para combater esse ataque dos bancos, que só visam aos lucros em detrimento da saúde e do emprego dos seus funcionários. Vamos à luta!
Confira o informativo completo aqui.
28/03/2022 - Bancários aprovam contas de 2021 por ampla maioria
22/03/2022 - I Encontro Estadual 2022 será no dia 26 de março
25/01/2022 - SEEB-MA adia Encontro Estadual e Prestação de Contas
13/01/2022 - Assembleia Anual de Prestação de Contas no dia 29/01
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!