Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / SEMINÁRIO

Imprimir Notícia

Seminário debate a luta contra a hegemonia na mídia

II Seminário de Comunicação e Poder continua nesta quinta (28), na Sede do SEEB-MA, em São Luís.

27/07/2022 às 17:52
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Nesta quarta-feira (27/07), ocorreu a abertura do “II Seminário de Comunicação e Poder no Maranhão”, na sede do SEEB-MA, no Centro de São Luís. O primeiro dia do evento foi marcado por declamação de poesia, música, teatro e palestras em defesa da comunicação popular, do trabalhador, das minorias e contra o Governo Bolsonaro.

Destaque para a mesa sobre Comunicação Contra-hegemônica formada pelo professor Flávio Reis e pelos jornalistas Ed Wilson Araújo e Cláudia Santiago. Na ocasião, os palestrantes discutiram formas para que a comunicação popular e sindical possa avançar e combater a hegemonia da mídia tradicional, que está a serviço da classe patronal e contra os interesses da classe trabalhadora.

Uma dessas formas seria o investimento nas rádios comunitárias, a fim de esclarecer e informar diariamente a população sobre os ataques do Governo e dos patrões aos seus direitos.

Em seguida, a mesa sobre Comunicação, Formação e Organização Sindical, com os sindicalistas Eloy Natan (SEEB-MA), Júlia Reis (SINTSPREV) e Aracéa Carvalho (STIU-MA), ressaltou a importância de todos os meios de comunicação, como o jornal impresso e as redes sociais, para atingir os diferentes tipos de trabalhador, como os da ativa, os aposentados, entre outros, ajudando, assim, a combater essa hegemonia das grandes redes de TV, rádio e jornais financiadas pelo capital.

A última palestra, comandada por Bartolomeu Mendonça (Apruma), Saulo Arcangeli (Sintrajufe) e Luiz Noleto (Sindsalem), abordou a Comunicação Sindical nas Redes, a qual tem se demonstrado cada vez mais necessária para rebater os discursos de ódio e antitrabalhador propagados pelo Governo Bolsonaro e por seus apoiadores.

Durante o Seminário, houve, ainda, uma homenagem aos sindicalistas Joel Nascimento (Sindicato dos Metalúrgicos) e Adriana Oliveira (Fetaema e CUT) por sua dedicação e defesa intransigente dos trabalhadores. Por sua vez, os bancários e funcionários do SEEB-MA, participantes do evento, receberam brindes do Instituto Florence e outros trabalhadores foram sorteados com livros sobre comunicação e a luta sindical.

“Sem dúvida, foi um dia marcante, no qual podemos começar a traçar estratégias para aperfeiçoar a nossa comunicação, a fim de combater os ataques do Governo e da mídia tradicional, que é contra a nossa categoria e os trabalhadores em geral. O SEEB-MA é um apoiador da comunicação popular, das rádios comunitárias, da mídia alternativa e não medirá esforços para fortalecer esses meios indispensáveis para a defesa dos nossos direitos. Vamos ao segundo dia do Seminário, pois a luta continua” – afirmou o presidente Dielson Rodrigues.

SAÚDE - CAT
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
Secretaria Geral: (98) 98477-8001
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!