Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / BB E CAIXA

Imprimir Notícia

Justiça reduz jornada de bancários com filhos autistas

Porém, é importante ressaltar que a Caixa e o BB ainda podem recorrer das decisões.

14/10/2022 às 09:59
ASCOM/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Vitória! Em decisões judiciais favoráveis ao SEEB-MA, a Justiça do Trabalho condenou o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a realizarem a redução da carga horária dos seus funcionários, que possuam filhos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A redução da jornada deve ser de 2h diárias, conforme previsto na Lei Federal 8.112/90.

Nas sentenças, o juízo determinou, ainda, que os bancos cumpram as ordens sem redução de salário e sem compensação de horário, sob pena de multa diária em caso de descumprimento.

Porém, é importante ressaltar que a Caixa e o BB ainda podem recorrer das decisões. Por isso, é preciso aguardar os próximos passos dos bancos antes que o direito possa ser, de fato, usufruído pelos beneficiários das ações.

Para a diretora do SEEB-MA, Lívia Morais, “essas decisões judiciais trazem paz e segurança aos bancários, que acreditamos – em breve – poderão acompanhar ainda mais de perto os seus filhos durante o tratamento do TEA. Além disso, esse entendimento da Justiça homenageia o direito à saúde e, sobretudo, a pessoa com deficiência, combatendo preconceitos e assegurando dignidade às crianças autistas e aos seus genitores” – afirmou.

Além disso, esse entendimento da Justiça homenageia o direito constitucional à saúde e, sobretudo, a pessoa com deficiência, combatendo preconceitos e assegurando dignidade às crianças autistas e aos seus genitores” – afirmou.

De acordo com o diretor jurídico do Sindicato, Gilberto Alves, a mesma ação já foi ajuizada em favor dos bancários do Banco do Nordeste e já se encontra conclusa para decisão. “Vamos lutar por esse direito para os bancários de todos os bancos. Avante!” – finalizou Gilberto. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!