Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / SAÚDE

Imprimir Notícia

AIDS: SEEB-MA defende prevenção e fim do preconceito

Neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, SEEB-MA realiza campanha nas mídias.

01/12/2022 às 08:05
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, o SEEB-MA defende a criação de políticas públicas mais eficazes para a prevenção da doença, a capacitação de profissionais de saúde, e, sobretudo, o fim do preconceito, que é o grande obstáculo para as pessoas portadoras do vírus buscarem o tratamento adequado e a cura, no Maranhão.

De acordo com o Boletim do Ministério da Saúde, de 2009 a 2019, o índice de mortalidade em decorrência da AIDS subiu 9,6% no Estado, enquanto, no Brasil, esse coeficiente caiu 29,3%. Além disso, houve um aumento de 21,7% na taxa de detecção do HIV em gestantes, no Maranhão.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a maior incidência de pessoas infectadas é entre jovens e adultos de 25 a 50 anos. Porém, o número de idosos contaminados, com idade a partir de 60 anos, e de jovens, entre 15 e 25 anos, têm crescido significativamente e já é motivo de preocupação.

Na categoria bancária, falar sobre a AIDS ainda é uma espécie de tabu. Para a diretora de saúde do SEEB-MA, Lívia Morais, isso ocorre, principalmente, em razão do preconceito.

“Apesar de o Brasil ser referência em termos de medicamentos disponíveis, o medo de fazer o teste, de perder o emprego, de se afastar da família impede que a pessoa busque o tratamento no tempo adequado, obtendo o diagnóstico – muitas vezes – tarde demais. Por isso, é preciso que os órgãos públicos, bem como as empresas e os bancos, façam campanhas de conscientização e de prevenção contra a AIDS, treinamentos com os profissionais de saúde para um melhor acolhimento dessas pessoas, entre outras medidas, como o uso de preservativos, medidas que ajudarão a combater de forma mais efetiva a AIDS em nosso Estado e acabar com as práticas discriminatórias voltadas para grupos vulneráveis” – afirmou Lívia.

Não se esqueça: use camisinha!
A luta contra o preconceito continua!

Como foi criado o Dia Mundial de Combate à AIDS

O 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1988, para conscientizar toda a sociedade sobre a pandemia de Aids no mundo e estimular o debate sobre a prevenção, tratamento e necessidade de acabar com a discriminação. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!