Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube

EM FOCO / RETROSPECTIVA

Imprimir Notícia

Retrospectiva 2022: lutas, conquistas e esperança

Categoria barrou diversos ataques do Governo e dos banqueiros e conquistou diversos direitos.

29/12/2022 às 12:07
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O ano de 2022 foi marcado por muitas lutas e conquistas para os bancários. Apesar das dificuldades, a categoria conseguiu barrar diversos ataques do Governo Bolsonaro e dos banqueiros.

O primeiro não teve êxito em privatizar os bancos públicos nem em retirar direitos dos trabalhadores por meio das resoluções CGPAR, que visavam acabar com os anuênios, quinquênios, planos de previdência e de saúde, entre outros benefícios. Já os segundos encontraram grande resistência contra a sua política de metas, assédio, adoecimento e demissões.

Inclusive, durante a Campanha Salarial, diretores do Sindicato foram a São Paulo cobrar, além de reajuste digno, medidas concretas contra esses abusos, mas o peleguismo do movimento sindical brasileiro impediu mais avanços nessa área.

O SEEB-MA esteve, também, em todas as regionais do Maranhão, onde realizou Encontros, a fim de ouvir e resolver as demandas trabalhistas dos bancários do interior.

Nessa linha, apesar do poderio do setor bancário, o SEEB-MA agiu de modo incansável, política e juridicamente, para conter os excessos dos bancos públicos e privados no Estado.

Em defesa da categoria, no presente ano, mais de R$ 6 milhões foram devolvidos aos bancários maranhenses, resultado de ações judiciais vitoriosas de 7ª e 8ª horas, piso salarial, PLR, anuênios, plano Bresser, indenizações e reintegrações.

Ainda no campo jurídico, o Sindicato garantiu o fim das transferências compulsórias no BB e o direito à jornada reduzida aos trabalhadores com filhos autistas, homenageando, sobretudo, a dignidade do trabalhador bancário.

Na seara da saúde, o SEEB-MA aumentou o investimento no Programa Escuta Clínica, a fim de proporcionar atendimento psicológico especializado à categoria, com o intuito de conhecer, combater e curar as doenças emocionais dos associados relacionadas ao trabalho, atuando, também, junto aos locais de trabalho para reduzir os eventos causadores do adoecimento.

Além disso, o Sindicato cobrou dos bancos maior cobertura dos planos de saúde nas cidades do interior e da Capital, de modo a garantir atendimento médico de qualidade aos bancários em todo o Estado.

Nessa mesma área, o SEEB-MA agiu politicamente, por meio de atos públicos e campanhas de mídia, para denunciar o assédio moral e sexual nas agências do Maranhão, práticas estas que são as principais causadoras do adoecimento dos trabalhadores.

Já no âmbito político-sindical, o Sindicato sediou o II Seminário de Comunicação e Poder; inaugurou, em sua sede, a Biblioteca Maria Firmina dos Reis; e promoveu o Curso sobre História do Maranhão, pois acredita que somente o conhecimento e a comunicação popular, livre das amarras da grande mídia e do capital, pode conscientizar a classe trabalhadora dos seus direitos, livrando-a da opressão e da exploração da classe patronal.

Ciente de sua importante função social, o SEEB-MA participou de diversas manifestações e realizou campanhas em defesa das minorias e dos direitos humanos, a exemplo do 8 de Março, quando foi às ruas para lutar pelo respeito e pelo fim da violência contra as mulheres e, em outra ocasião, quando prestou auxílio a causa das pessoas atingidas por barragens.

Em 2022, o Sindicato lançou, ainda, o Projeto “Bancários e Bancárias na Ativa”, encontro voltado para os aposentados, com o fito de integrá-los à entidade por meio de palestras, atendimento jurídico e atividades socioculturais. O evento já vai para a sua 5ª edição, em janeiro, mês em que se comemora o Dia dos Aposentados.

Por fim, na área esportiva e de lazer, o SEEB-MA promoveu campeonatos e confraternizações para unir a categoria e prepará-la para os desafios vindouros.

Um novo governo está prestes a assumir o país e os bancários maranhenses – como sempre – continuarão em posição de independência, com esperança de dias melhores, mas prontos para cobrar as promessas de campanha; defender os seus direitos e buscar novas conquistas.

Afinal, independentemente de governo ou de patrão, a nossa luta continua! 
Boas festas e um próspero ano novo!

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!