Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / GREVE

Imprimir Notícia

Greve do SINASEFE já paralisa instituições educacionais em 19 estados

12/08/2011 às 13:06
CSPConlutas
A+
A-

Nesta quarta-feira (10/08) o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), filiado à CSP-Conlutas, chegou ao décimo dia de sua greve nacional. O movimento já é considerado histórico pela quantidade de adesões logo nos primeiros dias, chegando a paralisar as atividades em mais de 100 instituições educacionais em 19 estados brasileiros.

O SINASEFE representa servidores e servidoras da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IF’s) (antigos CEFET’s); Instituições Militares de Ensino; Colégio Pedro II/RJ; Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Instituto Benjamin Constant (IBC) e servidores/as dos ex-territórios federais.

A categoria deliberou pela greve no final de julho, durante sua 101ª Plenária, levando em consideração que, desde julho de 2010 (quando venceu o último acordo feito com o governo), não foram apresentadas propostas oficiais sobre as reivindicações dos/as servidores/as. Nem mesmo durante reuniões que deveriam ser de negociação, realizadas entre SINASEFE e Ministério do Planejamento, o governo não formalizou uma resposta às demandas apresentadas pela entidade, fato que se repetiu com o coletivo dos servidores públicos federais (SPF’s). Recebidas somente após manifestações em Brasília, as entidades representativas passaram por várias reuniões e, no último encontro, o governo afirmou que não concederá reajuste linear para os SPF’s em 2011 e 2012 e que trataria com as entidades em separado, desrespeitando o coletivo.

A luta dos servidores/as do SINASEFE é por itens como a democratização das instituições de ensino, realização de concursos, reestruturação das carreiras, reajuste salarial de 14,67% (IPCA + variação do PIB)  dentre outros pontos. O destaque da pauta de reivindicações é a destinação de 10% do PIB para a Educação Pública, uma luta que também é construída por outras entidades, como ANDES-SN, ANEL e CSP-Conlutas.

Monalisa Resende

Jornalista SINASEFE

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!