SEEB-MA se reúne com o MPT, realiza Dia de Luta e Assembleia. Nova mediação no MPT no dia 08/05.
Clique na foto para ampliá-la
Os bancários da Caixa promoveram na terça-feira (30/04) um Dia de Luta e Mobilização, nos locais de trabalho, em São Luís, Imperatriz, Açailândia e em outras cidades. Na Capital, a concentração ocorreu nas agências do Centro, João Paulo e Kennedy.
O objetivo foi cobrar da Direção do Banco e do Governo Federal condições dignas de trabalho, contratação de mais empregados via concurso público, melhorias na tecnologia da empresa e atendimento de qualidade para os clientes e usuários.
Vale lembrar que a categoria tem padecido em razão da sobrecarga de trabalho e da extrapolação de jornada, assim como a população em agências superlotadas, filas quilométricas e demora no atendimento devido à falta de planejamento para o pagamento dos benefícios sociais do Governo, como o programa Pé de Meia.
“Durante as mobilizações, informamos que a situação já foi denunciada ao Ministério Público (MPF e MPT) e avisamos que se a Caixa nem o Governo tomarem providências urgentes para restabelecer as condições de trabalho e de atendimento, existe a possibilidade de paralisação ser deflagrada” – afirmou o diretor Enock Bezerra.
Inclusive, em reunião de mediação no MPT, na segunda-feira (29), com a presença de representantes do SEEB-MA e das Superintendências Regionais da Caixa no Estado, o banco voltou a citar apenas as medidas paliativas adotadas, que não resolvem o problema e tem levado o funcionalismo ao adoecimento físico e mental.
Por isso, no fim do dia 30/04, os funcionários da Caixa no Maranhão se reuniram em Assembleia Geral Virtual, a fim de avaliar o Dia de Luta e a reunião no MPT, ocasião em que definiram resoluções para resguardar a saúde da categoria e oferecer um serviço célere para a população.
Dentre os encaminhamentos aprovados, destacam-se: oficiar os Procons para fiscalizar as agências da Caixa, realizar uma campanha de mídia para denunciar a situação das unidades e propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no MPT, com o objetivo de garantir a chamada de mais bancários para o Maranhão no concurso em vigor.
“Durante a Assembleia, reforçamos o chamado para a construção de uma paralisação dos empregados da Caixa, pois - ao que tudo indica - somente por meio da luta conseguiremos reverter esse quadro caótico nas agências ocasionado pela falta de planejamento, de pessoal e de tecnologia para o pagamento dos programas sociais. De todo modo, uma nova audiência no MPT está marcada para quarta-feira (08/05). Esperamos uma solução. Caso contrário, o caminho é paralisar” – finalizou Enock.
Uma nova Assembleia Virtual deverá ser realizada na segunda quinzena de maio para avaliar a situação e, possivelmente, para aprovar um indicativo de greve se nenhuma providência efetiva for tomada pela Direção do Banco e pelo Governo Federal. A luta continua!
Eleições de delegados(as) sindicais de 25 a 27 de novembro; participe!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!