Ato coletará assinaturas em defesa dos caixas, exigirá nomeações na Caixa e avanços na Campanha.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA participará na terça-feira (06/08) de um Dia Nacional de Mobilização pela garantia de direitos e por novas conquistas na Campanha Salarial. No Maranhão, serão realizados atos em várias cidades.
Em São Luís, a concentração será na Caixa do João Paulo e contará com o apoio dos excedentes do concurso da CEF de 2024, que lutam pela ampliação do cadastro de reserva e por mais nomeações no certame. Todos deverão vestir preto.
É preciso organizar uma greve nacional
O objetivo é conclamar a categoria a se movimentar em todo o país, a fim de pressionar seus sindicatos a realizarem assembleias presenciais e discutirem a possibilidade de uma greve nacional.
“Afinal, até o momento, o Comando Nacional permanece inerte, não mobiliza os bancários e sequer aventa uma possível paralisação geral, embora a Fenaban e os bancos públicos tenham negado todas as reivindicações da base” – afirmou o coordenador-geral do SEEB-MA, Rodolfo Cutrim.
Negociações não avançam
Na Caixa, por exemplo, não houve qualquer avanço em demandas prioritárias do funcionalismo, como o fim do equacionamento da FUNCEF, a contratação de mais bancários, a recuperação do Saúde Caixa, a derrubada do teto de 6,5% para custeio do plano, a retomada do modelo de financiamento 70/30 e o retorno da função de caixa.
A estagnação das negociações também tem ocorrido nos demais bancos públicos e privados.
Projeto de Lei para defender os caixas
Durante o ato na Caixa, o SEEB-MA coletará ainda assinaturas para ajudar na elaboração de um projeto de lei que vise obrigar os bancos a oferecerem o serviço de caixa em todas as agências bancárias, visto que o setor quer extinguir essa função, prejudicando o atendimento aos clientes e o salários dos trabalhadores.
Chega de enrolação Comando Nacional: é hora de ir à luta!
Diante desses ataques, para o coordenador Dielson Rodrigues, é indispensável que a categoria comece a preparar uma resposta firme aos banqueiros e ao governo caso a enrolação continue nas mesas de negociação.
“É hora de retomarmos o protagonismo e nossa força coletiva. Caso não haja uma proposta decente por parte dos patrões, a greve será nossa única opção” – finalizou. Bancário(a): participe do Dia Nacional de Mobilização!
Confira as últimas notícias da Campanha Salarial
01/10/2024 - BB oferece proposta sobre dias de greve
24/09/2024 - SEEB-MA na luta pelo abono dos dias de greve
24/09/2024 - Bancários do MA aprovam desconto assistencial 2024
20/09/2024 - SEEB-MA assina ACT do BB; cláusula 17 foi rejeitada
19/09/2024 - Datas de pagamento da primeira parcela da PLR 2024
Saiba as novidades e dê sugestões para construir as nossas pautas!
Assembleia Anual de Previsão Orçamentária no sábado (23/11); participe!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!