Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / SAÚDE

Imprimir Notícia

SEEB-MA alerta bancários sobre LER/DORT

SEEB-MA reforça a importância da prevenção dessas doenças que afetam a categoria.

28/02/2025 às 08:48
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Neste 28 de fevereiro, Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), o SEEB-MA reforça a importância da prevenção dessas doenças, que afetam milhares de trabalhadores, especialmente bancários(as).

Segundo o Ministério da Saúde e o INSS, as LER/DORT estão entre as principais causas de afastamento no Brasil, sendo agravadas pela digitação constante, posturas inadequadas e sobrecarga de trabalho. Os sintomas incluem dores, formigamento e inflamações em músculos e articulações.

Para reduzir esses problemas, os bancos devem cumprir a NR-17, que trata da ergonomia, e os Acordos Coletivos, que preveem reabilitação e acompanhamento médico. O SEEB-MA cobra melhores condições e orienta os bancários a realizarem pausas, alongamentos e ajustes ergonômicos.

Além disso, é essencial manter os exames médicos periódicos em dia, pois esses registros são fundamentais caso seja necessário ajuizar ações judiciais para garantir direitos trabalhistas e indenizações caso as doenças decorram de um ambiente de trabalho inadequado.

"Em caso de sintomas, a recomendação é buscar atendimento médico e acionar o Sindicato para assegurar seus direitos junto ao banco ou na Justiça" - finalizou a coordenadora SEEB-MA Lívia Morais. Bancário(a): cuide-se! A sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar! 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!