SEEB-MA reforça a importância da prevenção dessas doenças que afetam a categoria.
Clique na foto para ampliá-la
Neste 28 de fevereiro, Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), o SEEB-MA reforça a importância da prevenção dessas doenças, que afetam milhares de trabalhadores, especialmente bancários(as).
Segundo o Ministério da Saúde e o INSS, as LER/DORT estão entre as principais causas de afastamento no Brasil, sendo agravadas pela digitação constante, posturas inadequadas e sobrecarga de trabalho. Os sintomas incluem dores, formigamento e inflamações em músculos e articulações.
Para reduzir esses problemas, os bancos devem cumprir a NR-17, que trata da ergonomia, e os Acordos Coletivos, que preveem reabilitação e acompanhamento médico. O SEEB-MA cobra melhores condições e orienta os bancários a realizarem pausas, alongamentos e ajustes ergonômicos.
Além disso, é essencial manter os exames médicos periódicos em dia, pois esses registros são fundamentais caso seja necessário ajuizar ações judiciais para garantir direitos trabalhistas e indenizações caso as doenças decorram de um ambiente de trabalho inadequado.
"Em caso de sintomas, a recomendação é buscar atendimento médico e acionar o Sindicato para assegurar seus direitos junto ao banco ou na Justiça" - finalizou a coordenadora SEEB-MA Lívia Morais. Bancário(a): cuide-se! A sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!